Saúde

4 nutrientes que fortalecem o sistema imunológico

Nutricionista cadastrada no GetNinjas dá dicas de quais substâncias e alimentos devem ser incluídos nas refeições Por conta do aumento nos casos de Coronavírus, as

4 nutrientes que fortalecem o sistema imunológico

Nutricionista cadastrada no GetNinjas dá dicas de quais substâncias e alimentos devem ser incluídos nas refeições

Por conta do aumento nos casos de Coronavírus, as pessoas começaram a comprar suplementos vitamínicos e até mesmo remédios para fortalecer o sistema imunológico. Mas além desses produtos, também é possível reforçar o sistema imunológico do corpo com uma alimentação mais equilibrada.

Pensando nisso, a nutricionista Mônica Symphoroso, que atende pelo GetNinjas, maior aplicativo de contratação de serviços da América Latina, selecionou os nutrientes que não podem faltar na dieta do dia a dia. Confira:

1. Vitamina C

Também conhecida como ácido ascórbico, a vitamina C não é produzida pelo organismo e, por isso, deve ser adquirida pela alimentação. A substância previne gripes e resfriados por fomentar a ação de anticorpos e das células de defesa. Além disso, o consumo da vitamina diminui as chances de infecções pulmonares e aliviam os sintomas de influenza com mais rapidez. Segundo a nutricionista, a vitamina C pode ser encontrada em frutas cítricas como limão, tangerina, laranja, acerola, caju, morango, tomate. Além disso, também é possível encontrá-la em vegetais como repolho e em hortaliças como o pimentão.

2. Carotenoides

Carotenoides são compostos responsáveis pela pigmentação amarela, laranja e vermelha dos alimentos. Por conta da ação anti-inflamatória, o composto fortalece o sistema imunológico. Porém, assim como a vitamina C, os carotenoides devem ser adquiridos pela alimentação. “É possível saber que um alimento possui carotenoides até mesmo visualmente, por conta da coloração. Sendo assim, é preciso incluir vegetais e frutos amarelos, alaranjados, vermelhos, verdes escuros tais como damasco, manga, cenoura, abóbora tomate, frutas vermelhas, brócolis e couve”, recomenda a profissional.

3. Vitamina E

Por prevenir o envelhecimento das células, e consequentemente, retardar os danos dos radicais livres, a vitamina E estimula o sistema imune. Além disso, a substância também tem ação anti-inflamatória, impede a agregação plaquetária e potencializa a atuação dos leucócitos. Em caso de deficiência da vitamina, o organismo fica mais suscetível para contrair infecções. Aqueles que querem incluir a vitamina na alimentação podem investir em gérmen de trigo, azeite de oliva, abacate, oleaginosas {castanhas, amêndoas e nozes}, gema de ovo e grãos.

4. Ácido fólico

O ácido fólico tem uma responsabilidade bem específica, o de produzir e restaurar o DNA, que impacta na proteção da imunidade. Sendo assim, os linfócitos são os mais prejudicados quando os níveis de ácido fólico estão baixos. A deficiência de folato diminui a resposta dos glóbulos brancos contra agentes estranhos no corpo e afeta a produção de anticorpos. Para adicionar o ácido fólico na dieta, a nutricionista recomenda o consumo de alimentos como vegetais verde escuros (agrião, couve e brócolis) e leguminosas {feijão, lentilha e ervilha}.

Sobre o GetNinjas

Disponível para Android, iOS e web, o GetNinjas {www.getninjas.com.br} foi eleito, em 2017, pela Forbes Brasil como uma das empresas mais promissoras do Brasil. Atualmente, possui mais de 200 tipos de serviços disponíveis, entre eles estão profissionais das áreas de reformas, moda e beleza, assistência técnica, serviços domésticos, aulas, eventos, entre outros.

A empresa, que recebeu R$ 47 milhões de aporte de fundos como Monashees, Kaszek e Tiger Group, já está presente em mais de 3 mil cidades do Brasil, registra cerca de 3 milhões de pedidos de serviços ao ano, e conta com mais de 1 milhão profissionais cadastrados. O GetNinjas foi fundado em 2011 por Eduardo L’Hotellier, que atua como CEO — à frente das operações.