Como é a vida de um atleta

0
146
Esporte

Se você gosta de esporte, certamente há um atleta que admira, que serve de inspiração para o seu dia e que nos dá lições sobre superação no esporte, mas que podem ser facilmente utilizadas no cotidiano.

Olhando assim pode parecer fácil a vida de um esportista. Mas será que a rotina deles é tão tranquila?

Preparação

Além de ter um certo dom para o esporte que vai praticar, um atleta precisa de grande preparo físico e psicológico para trabalhar. Junto a isso ele precisa ter uma rotina que deve ser seguida, as vezes desde a adolescência, para conseguir o que almeja. Muitas vezes o esportista vai precisar abrir mão de alguns momentos da vida para se dedicar somente ao esporte. Sem força de vontade e dedicação nada do que fazemos vai dar certo.

Muito trabalho, disciplina e capacidade de concentração são apenas alguns dos requisitos básicos que fazem parte da rotina dos atletas e futuros atletas.

Já os atletas de esportes coletivos como futebol, vôlei e basquete também tem uma rotina puxada, mas um pouco diferente. Jogadores de futebol, por exemplo, precisam ficar concentrados antes das partidas. Se o jogo for decisivo, pode ser que tenham que ficar até dois dias concentrados, o que impede que fiquem mais tempo com a família.

Se o jogador for de um time que joga competições nacionais, ele vai viajar bastante e poder ficar somente alguns dias perto dos familiares. Mas o lado competitivo do atleta estará sempre em teste e para quem pratica e gosta, certamente é gratificante poder participar de competições de alto nível.

O esporte é importante socialmente

Mesmo sem ser fácil, o esporte é muito importante para a sociedade e por isso devemos admirar e respeitar todos os atletas. Não são poucas as crianças que pensam em serem esportistas quando crescerem. A falta de oportunidades e as dificuldades que são enfrentadas desde cedo podem contribuir para a entrada no esporte. Sem contar que a prática de algum exercício físico auxilia na saúde de qualquer pessoa.

Muitas crianças podem entrar nessa área e usar o esporte como um meio de transformação para elas e não ficarem nas ruas, podendo ir para um caminho que não será tão feliz para ele nem para a sua família. Então o esporte é importante e deve ser respeitado, não somente como entretenimento, já que tantas pessoas são apaixonadas e tem o esporte como diversão, mas também pela questão social, porque pode ajudar as pessoas a melhorarem as condições de vida e serem pessoas melhores.

Crédito das imagens: https://www.flickr.com/photos/gregcullen/

FONTE: Redação

Sobre o autor: Dieverson Colombo
Jornalista formado, trabalhou mais de dois anos em jornais de Farroupilha, no Rio Grande do Sul. Atualmente, além de escrever para a Nova Família, também é assessor de imprensa e tem um site onde entrevista pessoas que mudaram os planos na carreira e estão em busca de trabalhar fazendo o que gostam.

Deixe seu comentário