A educação corporativa moldando os líderes exponenciais

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Sabe quais são os fatores que mais elevam o nível de desenvolvimento dos países mais prósperos do mundo?

Por um lado, é o investimento dos governos na educação básica e por outro o investimento das organizações privadas e públicas no treinamento e desenvolvimento dos seus colaboradores, resultando assim numa gigante sinergia entre a educação básica e o desenvolvimento de competências voltadas para o mercado de trabalho.

Existe de fato uma relação direta entre investir em educação corporativa e o tamanho da economia, o que nos faz refletir que temos muito a caminhar no Brasil. Capacitar colaboradores promove inovação, aumento de produtividade, incremento de eficiência e eficácia, prepara sucessores, amplia vantagens competitivas, torna a organização mais sustentável e contribui para redução do custo Brasil.

Outra tendência é que ninguém faz nada sozinho. Já se foi o tempo em que as organizações desenvolviam seus talentos de maneira solitária. Estamos vivendo uma era na qual empresas estão com o seu quadro de pessoal extremamente enxuto e, portanto, aumentando a parceria com consultorias especializadas.  Segundo a Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento, 84% das organizações contratam fornecedores externos e adotam soluções terceirizadas como parte de sua estratégia de investimento em educação corporativa.

Quando comecei a escrever o livro Treinamento e Desenvolvimento com foco em Educação Corporativa planejei contribuir com empresas, educadores, estudantes, líderes, consultores, empreendedores e instituições de ensino, reunindo de forma objetiva dicas práticas, metodologias, técnicas de ensino e de criação de conteúdo que fornecem resultados duradouros na transformação de pessoas.

A elaboração do livro também teve como objetivo contribuir com minha equipe, clientes e alunos, reunindo num só lugar tendências, pesquisas e metodologias que pratico cotidianamente e que já ajudaram mais de 300 organizações e mais de 100.000 alunos. Para quê guardar segredos das suas experiências se uma das maiores missões do educador é atuar na prosperidade humana e disseminação do conhecimento?

Então esse livro é uma missão, uma contribuição para mundo corporativo e acadêmico e também para o desenvolvimento pessoal. Aliás, essa é uma grande tendência: cuidar do aprimoramento individual e coletivo, sem descuidar de um deles.

Um desafio interessante foi criar o nome do livro. Parece algo simples, mas não foi.

A depender do educador e da empresa cada um nomeia da maneira que prefere o ato de transformar pessoas. Procuro atribuir o termo Desenvolvimento de Pessoas como o conjunto mais abrangente, que contém o conjunto Educação Corporativa. Este por sua vez contém todas as iniciativas de Treinamento. Veja o diagrama a seguir:

Figura 1: Desenvolvimento de Pessoas é a competência que abrange o conjunto formado por Educação Corporativa, que contém as ações de Treinamento Presencial e Online.

Assim, os capítulos do livro foram criados para abranger as 3 camadas, daí resultando no título Treinamento e Desenvolvimento com foco em Educação Corporativa.

 

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É uma referência nacional como Consultor, Coach, Palestrante e Escritor premiado, reconhecido por sua multidisciplinaridade, experiência prática e criação de métodos estruturados com foco em resultados nas áreas de Marketing, Comunicação, Planejamento Estratégico, Recursos Humanos, DHO, Liderança, CRM, Vendas, Atendimento a Clientes e Customer Experience. Mestre em Gestão Empresarial, Pós-graduado em Marketing, Pós-graduado em Educação, Pós-graduado em Gestão de Recursos Humanos, Pós-graduado em Gestão Estratégica e Qualidade, Master em Programação Neurolinguística – PNL pela International Association of NLP Institutes, Coach Executivo e Coach de Carreira certificado pela ICI – International Association of Coaching Institute. Professor de MBAs da FGV, PUC, UFRJ e IBMEC. Madruga é Diretor de Consultoria, Educacional e Recursos Humanos da ConQuist www.conquist.com.br. Membro do Customer Experience Professionals Association CXPA – USA e membro The Customer Sucess Association – USA. Nome da palestra no Ciclo do Conhecimento: A educação corporativa moldando os líderes exponenciais

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