Administre seu tempo e tenha mais produtividade

0
45
administre seu tempo

Ter o controle do tempo é o desejo de muitas pessoas que se veem perdidas em meio a muitos trabalhos e compromissos.

Alan Turing, matemático britânico e considerado o pai da computação, mostrou o segredo de dividir as tarefas no tempo.  Se hoje temos acesso ao computador, essa telinha que otimiza nosso tempo em diversos âmbitos, devemos tudo a esse cara.

Por meio da administração do tempo, Turing mostrou a possibilidade de tornar a vida mais produtiva. E para se ter mais produtividade você pode fazer como Turing: divida o tempo!

Turing tinha um segredo especial para administrar o tempo e solucionar seus problemas, “quebrava” as grandes tarefas em pequeninas partes para resolver aos poucos, ou seja, passo a passo. Para ele, as técnicas de produtividade não implicam em executar múltiplas tarefas em pouco tempo, mas realizá-las com excelência.

Ser produtivo é saber aproveitar o tempo que se tem ao máximo e gerenciá-lo da melhor forma.

Não existem regras à serem seguidas, mas as dicas a seguir podem ajudar centenas de pessoas como você a se tornar mais produtivo:

A lista

Logo no início do dia, faça uma lista de seus principais afazeres, anote tudo! Assim é possível diferenciar o que é mais urgente e o que é de menor prioridade. Determinando e planejando a execução de nossas prioridades, organizamos nosso dia de um modo mais proveitoso.

Evite distrações

Atualmente usamos as redes sociais com muita freqüência. Estamos conectados o tempo todo no Facebook, Whatsapp ou Instagram, seja a trabalho ou por puro entretenimento. Podemos considerar o e-mail como outro vilão: checamos várias vezes ao dia, algumas vezes sem necessidade. Apesar dos aplicativos nos mostrarem diversas novidades e tudo o que acontece com nossos amigos mais próximos em tempo real, essas ferramentas podem se tornar péssimas distrações. Acabamos por deixar o trabalho de lado e prejudicando assim nossa produtividade.

Use técnicas organizadoras

A técnica Pomodoro, por exemplo, funciona se seguida à risca e aumenta a produtividade. É um método muito simples que consiste em dividir seu tempo em vários blocos de mais ou menos 25 minutos e fazer curtas pausas de aproximadamente 5 minutos ao final de cada ciclo completo.

Deixe de adiar

A procrastinação é o hábito de deixar tudo para o último momento. Com certeza você conhece alguém que vive enrolando as tarefas e quando vê, os afazeres se tornaram uma grande avalanche. Pois bem, deixando tudo para a última hora a produtividade cai juntamente com a criatividade, os resultados obtidos são ruins e ao final acaba influenciando até mesmo na qualidade de vida.

Essas são algumas dicas que podem elevar a produtividade. Bons hábitos como esses, não só tem o poder de organizar nossas pendências, mas também nossos sentimentos.

Então, mãos à obra!

Deixe seu comentário