Método Tríade do Tempo ajuda a gerenciar melhor seu tempo

0
120
tríade do tempo

A Tríade do Tempo é um método desenvolvido por Christian Barbosa, o maior especialista brasileiro em gerenciamento de tempo. Christian pode ser considerado um mestre quando o assunto envolve questões de produtividade pessoal e gerenciamento de tempo.

A técnica da Tríade é uma ferramenta de extrema utilidade, podendo ser aplicada por qualquer pessoa, em qualquer instancia, mas que pode ser considerada útil, principalmente na parte profissional, porque estimula a produtividade. Assim, se torna muito efetiva já que, de certa forma, ensina a definir metas e executá-las, além de permitir gerenciar uma equipe e equilibrar a vida profissional de um modo geral.

Mas como funciona?

Tríade do Tempo Na metodologia, o tempo é dividido por três categorias: importantes, circunstanciais e urgentes. Essa é uma forma de delimitar os campos que precisam de atenção, ou seja, a definição das tarefas mais prioritárias para as menores.

Assim como o método GTD (Getting Things Done), a Tríade é constituída por etapas, sendo:

1 – Desapegar

Mantenha sua mente fértil. A primeira lição consiste em “se livrar” de todas as coisas que estão pendentes na sua cabeça. Isto é, pare de guardar tudo na mente. Escreva, digite, seja o que for, mas anote de alguma forma todas as tarefas que te azucrinam e te causam ansiedade. Assim, você não precisa ficar se martirizando para lembrar a todo o momento e ainda “abre a cabeça” para novas idéias brotarem.

2 – Planejar e planejar

A segunda lição é simples: planejar! Mesmo que por algum motivo, alguma interrupção aconteça. Contudo, devemos entender que este é um hábito benéfico, já que é uma forma de se precaver, conseguir obter bons resultados (que talvez sem planejamento não existisse) e evitar riscos.

3 – Corre, Maria!

Antecipar. Pode até parecer um tanto óbvio, mas e se eu te contar que geralmente as pessoas não fazem isso? Aliás, talvez você seja uma delas. O hábito de procrastinar é assunto pra outra pauta (que, aliás, já abordei aqui: goo.gl/v2UatJ) Mas afinal, vai dizer que você nunca deixou algo para fazer na última hora?

Esse hábito infelizmente acaba virando um monstrinho, mais conhecido por: estresse. É por isso que ele, definitivamente, precisa sumir da sua vida. Tente transformar o péssimo hábito da procrastinação em algo bom: se antecipe de qualquer compromisso ou tarefa. Antecipar-se pode te dar mais tempo livre.

4 – Priorize

Retornemos a lembrar da primeira lição: aquela que você colocou tudo o que precisa fazer no papel. Agora o processo é enumerar as tarefas, para facilitar coloque números mesmo, decidir o que é mais importante e prioritário de ser feito ao longo do dia.

Lembra também das 3 categorias? Importante, circunstancial e urgente. A dica é sempre ter tarefas importantes, quase nada de urgentes e fazer de tudo para que nunca haja sequer uma circunstancial.

5 – Ah, o equilíbrio

Agora esqueça tudo! Brincadeira! Engana-se aquele que pensa que o método trabalha só o lado produtivo da vida profissional. A Tríade também dá uma enorme atenção para a integridade do ser humano.

Neste passo, a tarefa é não ter tarefas: dedicar um tempo para si mesmo, para sair e se divertir com a família ou amigos. Assim, você se desprende um pouco do trabalho e equilibra a parte mental, que é muito importante para manter a vida harmônica.

Estes são os passos fundamentais defendidos pelo método. Aliás, a Tríade do Tempo é também livro, um dos mais famosos do Christian Barbosa. Se você se interessou por essa técnica, vale considerar o livro que tem um maior aprofundamento acerca dos temas e aproveitar para executar de forma efetiva em sua vida!

Compartilhar
Artigo anteriorO mal da pressa nos cega: o que está acontecendo?
Próximo artigoCrise dos 30: estudo mostra o que leva as pessoas a buscarem mudanças
Iniciou sua carreira como jornalista com especialização em Comunicação Organizacional, mas foi na carreira de Personal Organizer que descobriu suas duas maiores paixões na vida: organizar e ajudar as pessoas. Desde então, dedica seu tempo em organizar residencias e organizações não governamentais, a fim de levar funcionalidade e praticidade aos ambientes, fazendo com que a vida das pessoas tenha mais qualidade.

Deixe seu comentário