Obesidade x Câncer

0
16

Há vários mecanismos por trás do potencial da obesidade em deflagrar tantos tipos de neoplasia. Quase todos têm como ponto de partida os adipócitos, células que fora armazenar gordura, fabricam substâncias que regem o funcionamento do organismo.

Quando estas células estão cheias de gorduras, elas intensificam a produção de proteínas inflamatórias e de certos hormônios, como a leptina, que se espalham pela corrente sanguínea. Em excesso, provocam a multiplicação de células tumorais que, sem esse estímulo, talvez fossem eliminadas naturalmente pelo organismo.

Um adipócito inchado ainda gera quantidades extras de hormônios femininos. E a superdosagem destes hormônios também favorece a proliferação de unidades defeituosas, o que explica o elevado número de casos de câncer de endométrio e mama nas mulheres.

Outros tipos de cânceres que merecem nossa atenção são os de fígado e vesícula biliar que decorrem de uma cintura larga ou acima do recomendado. Veja abaixo!

Contudo, aqui não podemos culpar apenas o tecido adiposo. Em alta concentração, as próprias moléculas gordurosas conseguem se inflamações que com o passar dos anos, também levariam ao desenvolvimento de câncer.

Agora, não dá para ignorar o fato de que os quilos a mais mascaram deslizes no estilo de vida capazes de abrir as portas para o câncer. O sedentarismo, ao mesmo tempo em que engorda, dispara por si só, processos inflamatórios.

O mesmo acontece ao abordarmos a nossa alimentação. Vamos tomar como exemplo as carnes vermelhas. Além de calóricas, elas, ao ficarem na grelha por muito tempo, passam a concentrar aminas heterocíclicas. Uma vez ingeridas, essas partículas entram em contato com o intestino, aumentando a probabilidade de um nódulo aparecer na região. Existem evidências de que o açúcar refinado e os embutidos, outros itens nada leves, também ocasionam o aparecimento de tumores, decorrendo do mesmo mecanismo.

Em resumo, tudo isso prova a importância de balancear a alimentação e praticar exercícios físicos, seja para emagrecer ou para evitar problemas mais sérios com o passar dos anos.

Um abraço a todos os leitores e até a próxima!

Acesse nosso blog: www.avidacomecaaosquarenta.com.br e participe com suas sugestões e dúvidas mandando um e-mail para o fale com a nutri, encaminhe os seus dados e ganhe um brinde!

Abraços!

 

Compartilhar
Artigo anteriorRoupas de Ivete Sangalo, Claudia Leitte e Anitta serão vendidas em evento
Próximo artigoConheça 20 destinos na América do Sul para sua próxima viagem

Nutricionista pós-graduada em alimentos funcionais. Experiência no atendimento clínico e ambulatorial de pacientes e participação de equipes multidisciplinares, visando a melhoria e a qualidade de vida da população em geral. Participou de oficinas de culinária para crianças do Instituto Ana Rosa, em São Paulo, palestras e aulas de reaproveitamento de sobras de alimentos para famílias carentes.
Atualmente presta assessoria nutricional e atendimento Home Care personalizado, além da realização de palestras e oficinas de culinária saudável. Criadora do Blog “avidacomecaaosquarenta” que divide informações e conhecimento sobre alimentação, bem-estar, atividade física entre outros assuntos para melhorar a qualidade e promover a saúde ao longo da vida.

Deixe seu comentário