A origem da aliança e seus diferentes significados

0
140
A origem das alianças

A palavra “aliança” vem do latim alligare, que significa “compor” ou “ligar-se a”. Então, o mais certo a fazer é usá-la nas relações de casamento, não é mesmo?

E há séculos, a aliança é usada para eternizar a união de amor entre duas pessoas que se amam.

A aliança nas diversas culturas:

Antigo Egito

Os faraós já usavam a aliança em forma de união para a eternidade. Ela servia como uma promessa pública para o cumprimento de um compromisso, ou um contrato público

Grécia

Símbolos de riqueza, algumas eram utilizadas como chaves dos quartos nos quais eram depositados os artigos de valor das famílias, como se fossem cofres. Tanto que a pessoas que recebesse esta aliança era digna de amor e confiança daquela que presenteava.

Império Romano

As alianças eram usadas regularmente como símbolo de poder pelos governadores e políticos. Porém, no caso matrimonial, acreditava-se que no dedo anular passava uma veia, chamada de veia d’amore, ou seja veia do amor, que ligava-o diretamente ao coração.

China

Com uma interpretação interessante, usa-se a aliança no quarto dedo da mão esquerda.

Segundo a cultura chinesa, cada dedo da mão representa um membro da família. Os polegares representam os pais, os indicadores representam os irmãos, o dedo médio representa a própria pessoa, o dedo mínimo representa os filhos e o dedo anelar representa o companheiro.

Cristão

O anel de noivado foi adquirido pelo Papa Nicolau I e tinha por objetivo afirmar pública e obrigatória a intenção dos noivos em se casarem.  Desta maneira, a aliança passa da mão direita para a mão esquerda deixando exposto o compromisso definitivo.

O anel de noivado

É um anel solitário com um brilhante usado pela mulher para representa uma futura união e o compromisso.

O material das alianças

As alianças já foram feitas de raízes, de madeiras e de ferro fundido. Hoje, tradicionalmente usa-se ouro, ouro vermelho, prata e, até mesmo, titânio. Além disso, podem ser moldados exatamente como o casal desejar, tanto pela largura, como pela espessura, modelo, etc.

Agora que você já sabe um pouco mais desse adereço indispensável em um casamento e relacionamento, vá e escolha aquela que mais lhe encantar e boa sorte!

 

Compartilhar
Artigo anteriorContratação de pessoas
Próximo artigoIvoti e sua arquitetura em enxaimel e recantos floridos
Formada planejamento e administração de cerimonial e protocolo de eventos sociais e corporativos. É apaixonada por sua profissão e com grande experiência no mercado de eventos. Sua principal missão é ajudar casais a realizarem o grande sonho, além de contribuir para que as empresas a terem uma satisfação plena em seus eventos.

Deixe seu comentário