4 PASSOS CERTEIROS PARA SE DESTACAR COMO PROFISSIONAL DE SUCESSO

0
188

Por Neuzi Carreiro

A forma como o profissional se apresenta nos ambientes em que circula durante a jornada de trabalho reflete o jeito de ser da organização.

Sem um traje adequado o profissional precisará de mais tempo para causar uma boa impressão e se não houver esse tempo, perderá a oportunidade de provar suas competências e a chance de alcançar o êxito.

De nada adianta ser um profissional com um currículo invejável e não transmitir profissionalismo através da sua imagem pessoal e profissional. Esta imagem da qual estou me referindo não é apenas no quesito roupas, elas são apenas a pontinha do iceberg. É preciso levar em consideração além da aparência, o comportamento e a nossa comunicação verbal e não verbal. A forma como nos comportamos, o que dizemos, como dizemos e como somos interpretados é levada muito em consideração pelos nossos interlocutores, os quais, poderão ser nossos potenciais clientes, parceiros, empregadores ou colaboradores.

Vamos aos 4 passos dessa receita de sucesso:

1 – Respeite o código de vestimenta sugerido pela empresa;

Não acatar essa orientação é o mesmo que desrespeitar os valores da organização e consequentemente desvalorizar sua própria marca profissional. Quem ignora a aparência por achar que apenas as competências técnicas são suficientes, perde espaço e muitas oportunidades pois irá competir com profissionais que oferecem ambas qualidades, tanto competências no currículo como uma imagem que transmita profissionalismo.

2 – Use sua imagem profissional como extensão do seu sucesso e competência;

Não basta ser, é preciso parecer e transmitir isso de forma positiva para alcançar o êxito. A imagem que você transmite pesa muito na avaliação que os outros fazem de você, e esse outro, como já mencionei anteriormente, pode ser um potencial futuro cliente ou alguém que pode te levar a um nível muito mais elevado, por exemplo.

3 – Nunca, jamais, em hipótese alguma, ignore a higiene pessoal:

Cuidar do asseio diário, traz disposição, aparência descansada e consequentemente mais saudável e ativa, e isso vai contar muito positivamente a seu favor. Nas nossas escolhas diárias estamos sempre escolhendo aquilo que é limpo, que tem cheiro bom, que estar arrumado e de boa aparência. Um cabelo limpo, perfume suave para não incomodar outras pessoas que são alérgicas ou apenas se incomodam com cheiros fortes (acredite, esse é um fato que incomoda e muito), pois o seu perfume tem o cheiro que agrada a você e pode não agradar ao outro. Apresente-se sempre com roupas limpas, passadas e em bom estado. E os calçados? Não os ignore jamais. Tenha-os limpos, lustrosos e em bom estado de conservação e sem chulé, claro.

4 – Vista-se para o cargo que almeja;

Inspire-se em alguém que ocupa uma posição acima da sua, se for o caso, claro, ou em pessoas bem sucedidas profissionalmente e que ocupam a mesma posição que você está se dedicando a ocupar. Ao escolher o traje para trabalhar todos os dias, pare pra pensar quem são as pessoas com quem irá se relacionar, que ambientes terá que circular, que reuniões estão agendadas para este dia. Esteja o tempo todo “adequado(a)” o sucesso te aguarda.

 

N E U Z I  C A R R E I R O

💼👜 Consultoria de Imagem e Marketing Pessoal 👉Associada @aicibrasil 👉Colunista @pontopessoal 👉Embaixadora @pontopessoal👉Ceo @mulheres40maiswww.facebook.com/neuzicarreiroconsultoriadeimagem

 

 

 

Deixe seu comentário