Alimentação saudável, por onde começar…

0
26

Em primeiro lugar se pergunte se você realmente quer mudar! Você precisa querer!

E querer isso, muitas vezes,  exige que saia da zona de conforto e explore novos sabores, novos rumos. Afinal, se quer resultados diferentes, precisa fazer algo diferente da sua atual rotina, não é mesmo?  Acredite em você e seja firme na sua decisão.

Se você tem uma alimentação repleta de industrializados (fast food, açúcar) acredite que qualquer mudança, por menor que seja, já fará uma enorme diferença. Portanto não precisa fazer tudo de uma vez, incorpore essa rotina aos poucos.

Como a idéia de justamente ajudar quem irá começar do zero, seguem algumas dicas :

1)  Diminua o máximo possível o consumo de industrializados. Geralmente eles possuem um extensa lista de ingredientes que o seu corpo não reconhece como alimento, ou seja, isso não irá nutrir e você  terá fome todo o tempo. Prefira alimentos frescos que são o próprio ingrediente.

2)Diminua gradativamente o consumo de açúcar (adoçantes também). Por ser extremamente viciante, quanto mais consumir, mas vai sentir vontade novamente. Faça um exercício diário de tentar consumir os alimentos/bebidas no sabor original. Nosso paladar é totalmente adaptável. Acredite, com o tempo você acostuma.

3) Inclua gorduras boas na sua rotina alimentar, como por exemplo, azeite, ovos, coco, abacate e castanhas. A gordura vai garantir saciedade, diminuindo seu apetite ao longo do dia e auxiliando no emagrecimento.

4) Organize um cardápio para sua semana e faça uma lista de compras, assim você compra somente o necessário e evita além do desperdício, consumir alimentos que não sejam saudáveis.

5) Deixe os alimentos já higienizados, picados, ralados e se possível já deixe algumas preparações  congeladas. Desta forma, já terá tudo mais fácil quando estiver sem tempo e bater aquela fome. O planejamento faz toda a diferença e com o tempo você irá tirar isso de letra.

6) Coma somente quando estiver com fome! Você se lembra da última vez em que escutou sua barriga roncar? Se  não, provavelmente está comendo sem fome! Fique tranqüilo , isso é bem comum de acontecer, mas  deveríamos respeitar esse sinal do nosso corpo. A fome física é uma sinal que ele nos dá, de que está precisando de algum nutriente. Ué, mas e aquela história que sempre ouvimos, de comer a cada 3 horas? Bom, se você sente fome nesse espaço de tempo, tudo bem, porém se tem uma alimentação saudável , dificilmente sentirá fome a todo tempo. Faça esse exercício e escute seu corpo. Espere a fome vir para comer e veja como isso é libertador!

7) Se permita errar . Não se cobre a perfeição, isso não existe. Não se apegue em ser perfeito, mas dê sempre o seu melhor ! Lembre-se : não podemos deixar que o ótimo seja inimigo do bom!

Seguindo essas dicas,  aos poucos você vai se relacionando melhor com a comida e percebendo que mudando pequenos hábitos ganhará vários benefícios a sua saúde. Mas calma, não adianta querer resultados rápidos.

Mudança de hábitos levam um tempo, então tenha paciência e persistência! O que vai determinar seus resultados é a constância dos seus atos. Não adianta nada fazer por uns dias e parar por vários outros. Encontre seu equilíbrio e verá que não precisará se privar do convívio com os amigos, família e de comer algo que realmente goste e vale a pena. Sua saúde é sem bem mais precioso, portanto cuide bem dela.

 

 

Deixe seu comentário