#INCLUSÃONALATA chega ao Youtube para debater, sem enrolação, inclusão de pessoas com deficiência

0
73

Canal trata do tema buscando atenção de todos; é o primeiro a ser 100% acessível, para diferentes deficiências

 O canal Inclusão na Lata – www.youtube.com/inclusaonalata – chegou ao Youtube para debater diretamente, sem rodeio, temas ligados a pessoas com deficiência, especialmente inclusão e acessibilidade. Concebido de maneira 100% acessível, comrecursos de audiodescrição, legenda e janela de Libras, permite interação a pessoas com deficiências diversas, sempre mantendo uma característica: é voltado também ao público geral.

“Não teria sentido falar de inclusão e acessibilidade se o conteúdo e a proposta do canal não conversassem diretamente com todos. Segundo o IBGE, já são mais de 45 milhões de brasileiros com deficiência, um público enorme. Mas acreditamos que todos os 208 milhões que vivem no país podem, e devem, se interessar pelo tema”, justifica a jornalista Renata Lellis, criadora e apresentadora da iniciativa, ao lado do músico Dudé.

Com periodicidade quinzenal, os vídeos abrangem diferentes temas – militância, capacitismo, sexualidade, lei de cotas, entre outros.A terminologia em relação às pessoas com deficiência abriu a série, que já tem 20 vídeos gravados.

“Os assuntos foram escolhidos entre Renata e eu, devido à nossa vivência pessoal e profissional, mas temos recebido muitas sugestões dos seguidores, que sempre colaboram com o canal”, conta Dudé.

Na proposta pioneira do Inclusão Na Lata, Renata e Dudé interagem o tempo todo, mas há participações de entrevistados. Os vídeos são sempre curtos, com cerca de 6 minutos de duração. “Há uma percepção restrita a respeito das pessoas com deficiência. Em geral, é valorizada, e isso é bom, a questão da superação de dificuldades. Mas o que pretendemos é avançar na discussão, mostrar que há milhões de pessoas com deficiência que acordam de manhã e têm uma vida para tocar. Para isso, precisam que todos, com ou sem deficiência, tenham mais consciência sobre inclusão”, finaliza Renata.

Renata Lellis

Carreira desenvolvida nas áreas de Comunicação Social e Terceiro Setor abrangendo comunicação estratégica, diversidade e inclusão, captação de recursos e responsabilidade social. Profissional com mais de 17 anos de experiência, buscando disseminar conceitos e informações da inclusão e diversidade social, fortalecendo e construindo a cultura de sustentabilidade e responsabilidade social corporativa.

Idealizadora da Startup ‘Incluir dá Certo’, incubada pela FEA Social (USP) e Habitts (USP Leste), além do canal ‘Inclusão na Lata’.

Dudé

Vocalista de bandas de rock e blues há mais de 20 anos, atualmente está com a banda “Dudé e a Máfia”, com álbuns lançados nas principais redes de streaming. Estudou e lecionou canto em várias instituições, como Lar Escola São Francisco e Corpo deVoluntariado da Associação de Assistência à Criança com Deficiência (AACD) na Mooca. Também participou de inúmeras bandas relacionados a heavy metal no cenário paulistano, como Zerstorer; Guiriô; Overload; Easy Rockers e Alkimia. Em 2004 estudou ArtesCênicas no Senac, o que lhe possibilitou participar de espetáculos musicais como “Good Morning São Paulo”, da cia Mix Menestreis, em2005, e “Pocket Broadway”, da Escola Brasileira de Teatro Musical, em 2009. Possui inúmeros trabalhos também como produtor-executivo. Trabalhou como curador de eventos musicais no teatro Ressurreição em 2014/2015. Atualmente, é atuante também como produtor musical, trabalhando em produções de discos de diferentes artistas.

Contatos:

Inclusão na Lata – www.youtube.com/inclusaonalata

www.facebook.com/inclusaonalata Instagram – www.instagram.com/inclusaonl

Incluir dá Certo – www.facebook.com/incluirdacerto

Deixe seu comentário