Atenção aos cuidados com os dentes de leite de seus filhos

0
36
Dentes de leite

Uma ilusão de alguns pais é achar que não precisa cuidar muito bem dos dentes de leite de seus filhos, já que os permanentes virão, não importando essa manutenção anterior. Erro grave porque a higiene dos dentes de leite é fundamental para a saúde dos dentes definitivos.

Os dentes de leite começam a nascer por volta dos seis meses de vida e a cair por volta dos seis anos, indo até os doze anos, em média, época na qual se inicia a fase de dentição mista.

E esta fase é importante inclusive porque eles mantêm o espaço para o posicionamento correto dos dentes definitivos e evitam problemas estéticos no futuro.

A odontóloga Carolline Rodrigues foi convidada pela Revista Nova Família para nos dar algumas dicas para tornar esse momento mais agradável para as crianças e ter os cuidados necessários:

  1. Fazer do momento da escovação uma diversão

Preparar o ambiente com uma escova de dentes da cor preferida da criança, deixar ela colocar a pasta na escova e incentivá-la a escovar os dentes sozinha;

  1. Escovar os dentes junto com a criança na frente do espelho

A criança é o reflexo dos pais. O ideal é escovar os dentes ao mesmo tempo de seu filho para os dois compartilharem a atividade juntos e a criança ver que essa é uma atividade comum a todas as pessoas. Não adianta brigar para seu filho escovar os dentes todos os dias se ele repara que você não faz o mesmo;

  1. Livros didáticos que ajudem a criança entender a importância da escovação

 Há no mercado muitos livros que a criança aprende com ilustrações, personagens e acaba se identificando que o ajudam a perceber a importância da escovação. Torna o aprendizado mais lúdico.

  1. Escovar os dentes três vezes ao dia, principalmente antes de dormir

O hábito e a rotina são ideais para que a criança coloque essa atividade no seu dia a dia. Ao dormir, caso a criança não tenha escovado os dentes as bactérias encontraram um ambiente propício à proliferação pois, durante o sono, a temperatura da boca aumenta e a produção de saliva diminui;

  1. Evitar uma dieta rica em açúcares

Os doces normalmente são de fácil acesso aos pequenos, mas pense em restringir, limitar para que os dentes de leite não sofram cáries e evitar alguma intervenção mais radical, como a extração do dente;

  1. Ensinar a criança o hábito de usar o fio dental

O uso do fio dental desde pequeno fará com que isso se torne um hábito. Segundo uma pesquisa do Data Folha de 2016, apenas 30% dos adultos usam fio dental uma vez ao dia.

Começando a usar desde criança, a probabilidade de se tornar um adulto que usa diariamente o fio dental será muito maior.

Quando não fazemos isso podemos desenvolver desde uma simples cárie nos dentes até mesmo uma inflamação na gengiva, chamada gengivite, ou ainda sua versão mais severa, a periodontite.

  1. A partir dos dois anos comece a visitar um odontopediatra

E importante frequentar o odontopediatra, além de preservar a saúde dos dentes, não causará, para a criança, trauma à cadeira do dentista já se acostumará.

Compartilhar
Artigo anteriorA multiartista de apenas 11 anos, Sofia Iaciuk
Próximo artigoDicas para conquistar um bronze impecável com autobronzeador

Jornalista desde 2005 com atuação em mídia impressa, on line e com vasta experiência como assessora de imprensa. Especialista nos segmentos de Cultura, Moda, Turismo, Beleza, Negócios, Gastronomia e Personalidades.

Deixe seu comentário