Natal: 7 dicas para organizar sua ceia

0
29
Dezembro é quase que um sinônimo para o Natal. E por ser a data mais festiva e aconchegante do ano, ela preza também por uma preparação especial daqueles que a comemoram.
Apesar do clima agradável, estas reuniões podem se tornar um terrível pesadelo com tantos detalhes a se preocupar. Escolher presentes, decorar os ambientes, elaborar o cardápio, arrumar a casa e ajeitar todos os preparativos de fato são tarefas que podem exigir muito empenho do anfitrião.
Para se esquivar dos erros nada melhor que preparar tudo de forma organizada, e é por isso que escolhi a dedo 7 segredos para que sua festa de fim de ano seja um sucesso:
1 – Tim-tim por tim-tim
Leve as listas a sério: Antes de ir às compras, a dica é anotar todos os itens que irá precisar. Não deixe tudo para a última hora, lembre-se de organizar tudo com antecedência. Tenha em mente (e no caderno!) o número de convidados, decorações que pretende usar nos ambientes e compra de bebidas e frutas.
2 – Referências são bem-vindas
Está sem muita inspiração para a decoração? Não tem problema! Redes Sociais como Pinterest e Instagram são uma mão na roda e possuem diversas dicas de decoração super úteis, mesclando desde o simples até o mais refinado. Uma dica valiosa é procurar por hashtags específicas como #decoracaodenatal e #mesadenatal.
3 – Antecipe-se
Hora de organizar tudo o que você já tem à mão. Separe os itens que serão usados no dia da festa: toalhas, guardanapos e louças / talheres especiais. Ah, esta é também uma ótima oportunidade para embrulhar os presentes, não deixe para última hora, trabalhos manuais sempre exigem tempo.
4 – Save the Date
Manter o controle de presença de convidados evita possíveis exageros no dia da festa, isto é, desde lugares à mesa, até o volume de comida que será preparado. Sendo assim, procure mandar lembretes aos seus convidados para confirmação, pelo menos duas semanas antes da comemoração.
5 – Quem faz o quê?
Em algumas famílias existe a tradição em que cada convidado leva um prato diferente, geralmente doce ou salgado, para a comemoração de Natal. Neste caso, é imprescindível que essa informação esteja estampados claramente no convite, que deve ser feito muito antecipadamente.
6 – Separe
Uma boa dica é espalhar a comida pela casa. Calma! não assim ao pé da letra. A ideia é que você coloque tipos de comidas em ambientes diferentes da casa como, por exemplo, colocar as entradas num lugar diferente da mesa de jantar e reservar uma apenas para doces e bebidas. Assim, evitamos bagunça e confusão e fazemos com que as pessoas transitem mais pela casa e melhore o fluxo na hora de se servir.
7 – Flores pra cá, flores pra lá
Para incrementar sua decoração coloque flores nos ambientes, principalmente na mesa de jantar. Prefira arranjos naturais e aproveite para acrescentar laços, frutas ao redor e velas. Deixe para comprá-las na manhã da comemoração, assim você pode escolher as mais belas e frescas.
Dica bônus: Seja feliz! O item mais importante de todos da lista é que você se divirta e aproveite os bons momentos junto dos amigos e familiares.
Compartilhar
Artigo anteriorQueridos Irmãos,
Próximo artigoOnde passar a Festa de Natal e de Ano Novo: família dele ou dela?
Iniciou sua carreira como jornalista com especialização em Comunicação Organizacional, mas foi na carreira de Personal Organizer que descobriu suas duas maiores paixões na vida: organizar e ajudar as pessoas. Desde então, dedica seu tempo em organizar residencias e organizações não governamentais, a fim de levar funcionalidade e praticidade aos ambientes, fazendo com que a vida das pessoas tenha mais qualidade.

Deixe seu comentário