Inspiração

Em 2020 faça as coisas acontecerem!

Em 2020 faça as coisas acontecerem! Há poucos dias do fim de 2019 e despertar de 2020, é comum que as pessoas parem para refletir

Em 2020 faça as coisas acontecerem!

Em 2020 faça as coisas acontecerem! Há poucos dias do fim de 2019 e despertar de 2020, é comum que as pessoas parem para refletir sobre o ano que passou e as expectativas para o próximo. E são tantos os desejos.

Conquistar um novo amor ou aprimorar algum ponto do atual relacionamento, conseguir um emprego ou aquela tão sonhada promoção, aprender um idioma, emagrecer, fazer uma viagem, enfim, a lista de desejos é tão comum quanto vestir branco na virada de ano.

De acordo com a psicologia positiva, tudo que você quer ser, ter, fazer e realizar na vida depende de como estão formuladas suas metas e objetivos.

Cada item precisa ser cuidadosamente pensado com comprometimento e consciência, para estabelecer metas concretas, assertivas e viáveis que não gerem frustração.

Definir os pontos de partida e chegada é fundamental para que cada um tire o máximo proveito das suas forças e talentos.

Objetivos bem formulados auxiliam no planejamento e na motivação para alcançar o que deseja.

Uma vez que se saiba aonde se quer chegar, ficam claros quais recursos e esforços devem ser implementados para obter o resultado almejado.

Flora Victoria, mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela Universidade da Pensilvânia, lembra que não existem fórmulas mágicas ou dicas infalíveis para atingir objetivos.

“Se realmente queremos realizar nossos sonhos, temos que sair da zona de conforto e assumir o protagonismo da nossa vida. E isso dá trabalho, pois envolve reflexão, coragem para transpor barreiras, planejamento e ação”, explica.

Os planos não sairão do papel e ficarão sem sentido se tudo permanecer do mesmo jeito, sobretudo se imperar aquele velho e mau hábito de deixar tudo para depois e procrastinar os primeiros passos para a realização dos projetos.

Para alcançar objetivos é preciso ter um bom planejamento e muito foco para segui-lo.

E para manter a motivação em alta, principalmente nos momentos mais difíceis e desafiadores, é importante ter em mente que tudo depende da sua iniciativa, foco e determinação.

Se você já traçou ou ainda está pensando nas metas para 2020, Flora Victoria compartilha sete dicas valiosas que não devem ser esquecidas:

PRIORIZE

Faça uma lista por escrito do que você deseja alcançar no novo ano nas diferentes áreas de sua vida.

ESTABELEÇA METAS ATINGÍVEIS

Defina as metas factíveis e que precisam ser alcançadas para atingir os objetivos desejados.

Uma boa dica é começar por metas simples e, à medida que os primeiros objetivos forem alcançados, aumentar o grau de desafio.

DESENVOLVA UM PLANO DE AÇÃO

Coloque no papel, com riqueza de detalhes, o que é necessário fazer para alcançar as metas desejadas e elabore um plano de ação, com cronograma, que contenha as ações e as datas para realização e entrega.

MONITORE OS RESULTADOS

Execute as ações planejadas e observe quais resultados está conquistando, quais obstáculos precisam ser superados e quais ações precisam ser mudadas.

USE AFIRMAÇÕES POSITIVAS

Utilize palavras positivas. Ao invés de dizer “quero sair desse emprego irritante”, opte por “quero encontrar o emprego dos meus sonhos”.

COLOQUE SUA LISTA EM LUGAR VISÍVEL

Deixe a sua lista de desejos à vista no computador, no celular, na mesa de trabalho, na porta da geladeira.

O importante é que ela esteja ao alcance da sua visão, para que possa visualizar o que já foi conquistado e o que falta.

ADOTE ATITUDES QUE FAVOREÇAM SUAS CONQUISTAS

Acredite em si mesmo e entenda que todos os acontecimentos do dia a dia ajudam no seu crescimento.

Essas atitudes são fundamentais para obter sucesso pessoal e profissional.

“Tudo o que você deseja conquistar depende, exclusivamente, de você, das suas escolhas e ações. O ano que chega é como uma página em branco, na qual cada história pode ser reescrita com as cores que deseja”, finaliza Flora Victoria.

Por Redação