Trending

Família em Castelo se prepara para viajar o mundo

Família em Castelo se prepara para viajar  o mundo

Com a van adaptada em uma casa, um casal juntamente com o filho de 16 anos, vão em uma viagem percorrer e viver em vários lugares até chegarem a Europa, tudo isso pelos próximos 15 anos.

Uma família resident de Castelo, no Sul do Espírito Santo, se prepara para pegar a estrada e viajar. A bordo de uma van, que já foi uma ambulância e agora transformado em motorhome, a família pretende chegar a Europa. Por conta da pandemia do novo corona víru, a viagem não tem um cronograma definido, eles visam ficar maior tempo no Brasil ainda neste ano e seguir por outros países à medida que as fronteiras forem liberadas.

O mecânico Raimundo Fontoura e a esposa Rosany Fontoura já tinham o costume de se aventurar pelas  fronteiras do país. A intenção desta vez é estender a viageme levar o filho, Lucas Fontoura. " A princípio, viajávamos de moto até o Pará- de moto só da para ir dois. Comecei a ver vídeos na internet sobre motorhome e fazer planos para viajar nós três", diz Rosany. 

A van transformada em casa agora possui, quarto, sala, cozinha, cama de casal, beliche, beliche e cozinha. Além disso tudo a casa também é sustentável. Ela possui placas fotovoltaicas, que transformam a energia solar em elétrica, para utilização dos eletrodomésticos do carro. Segundo Rosany, eles viajarão seguindo todas as recomendações preconizadas pelos orgãos de saúde, como o uso de máscara, higienização das mãos e objetos.

" A gente gastou mais ou menos 120 mil reias para deixar a van pronta. Fizemos algumas coisas que a maioria dos carros não tem. Então por ser artesanal, ela ficou bem legal. Pelo menos é o que a maioria das pessoas acham", revela Raimundo.

O trajeto é longo. De Castelo, a família segue para Região Sul do Brasil. Raimundo conta que não há um destino final específico definido. Eles pretendem viver um pouco nos locais que passarem e concluir o sonho em até 15 anos.

"Não temos por enquanto um destino final específico. Temos uma prévia de saída: dsceremos o sul, pasando pelo Uruguai, indo pela Argentina, depois entrando no Chile. Depois, subiremos pelo litoral do Pacífico, Peru, Bolívia, Equador, Colômbia, Panamá, Porto Rico, Honduras, até Canadá, México e Estados Unidos. Vamos até o Alasca, depois nossa pretensão é voltar e ir até o Porto de Miami, colocar a van num contêiner e ir para Rotterdam, cidade da Holanda, na Europa", conta Raimundo Fontoura.

Lucas, que ainda não terminou o ensino médio, vai estudar de maneira remota, online, durante a viagem. A ideia de desbravar o mundo na van para ele será uma experiência única. " Gostei demais da ideia, viajar assim pelo mundo. Não é todo mundo que tem essa oportunidade, então me sinto privilegiado." Conta o jovem.

Para custear a viagem, o casal vive de alguns investimentos, de renda passiva e do trabalho com uma loja prla internet.