Conheça os tipos de feijão, um ingredientes versátil

0
32
Conheça os principais tipos de feijão

Versátil e nutritivo, o feijão é um alimento muito presente na alimentação do brasileiro. É o principal acompanhamento do arroz e ingrediente base para o preparo de diversos pratos como: virado à paulista, caldinhos e, claro, a tradicional feijoada.

Além de paixão nacional, o feijão também possui alto valor nutricional. É fonte de lisina, nutriente importante para a produção de colágeno, que é responsável pela sustentação dos tecidos do organismo.  Rico em fibras, os grãos também ajudam a regular os níveis de colesterol e açúcar no sangue, ajudando no bom funcionamento do intestino.

O feijão também é fonte de proteína vegetal e rico em ferro. “Em uma concha de 80 g de feijão temos 1,04 mg de ferro, mineral que contribui para o desempenho em atividades intelectuais; fortalece o sistema imunológico, realiza o transporte de oxigênio para todos os órgãos e tecidos do corpo, além de promover melhor rendimento na prática de atividade física” destaca Beatriz Botéquio, nutricionista da Camil.

Tipos de feijão e seus principais usos culinários:

Feijão Carioca: Um dos mais consumidos no país, principalmente em São Paulo. Os grãos têm coloração bege, com listras marrons.

Feijão Preto: Os grãos de coloração negra são ingrediente básico da deliciosa feijoada. É também muito consumido no Rio de Janeiro acompanhado de arroz branco.

Feijão Rosinha: São grãos menores e cozinham mais facilmente. Sabor suave e que destaca o tempero.

Feijão Bolinha: É também conhecido como feijão manteiga. Os grãos são macios e com coloração esverdeada.

Feijão Branco: Grãos maiores que os outros tipos de feijão. Após o cozimento proporciona um caldo cremoso. Essa variedade é muito utilizada em sopas e saladas.

Feijão Fradinho: Grãos claros com uma pequena mancha na cor preta. Também conhecido como feijão de corda. É um tipo de grão que não forma muito caldo, por isso, é muito utilizado em saladas e é um dos ingredientes base do acarajé e do baião de dois.

Feijão Jalo: Esse tipo de feijão tem grãos mais alongados, com o umbigo arroxeado. Tem o caldo mais denso e é muito consumido em Minas Gerais.

Feijão Rajado: Tem grãos mais graúdos, rosados e com pintas mais escuras.  Seu sabor é levemente adocicado. Essa variedade cozinha com facilidade e é indicada para ensopados.

Dicas para preparar o feijão:

Cada tipo de grão possui um tempo de cozimento, principalmente por conta do tamanho. Abaixo você encontra algumas dicas para o preparo dos tipos carioca e preto:

  1. Para cozinhar mais rápido: Deixe os grãos de molho. Isso faz com que os grãos sejam cozidos mais rápidos, pois a água reidrata o grão deixando mais fácil de cozinhar. Para que cozinhem rapidamente o ideal é deixar de molho por até 12 horas.
  1. Para um caldo mais encorpado: Amasse alguns grãos de feijão enquanto tempera para garantir um caldo mais encorpado.
  1. Excesso de sal: Cozinhe os grãos apenas com água, o sal dificulta o processo de cocção e deve ser acrescentado após o cozimento. Salgou demais? É só adicionar uma batata ao feijão e cozinhar por alguns minutos.

Deixe seu comentário