Arte e fantasia em festas infantis

0
58
Fantasias para festas infantis
Baseada principalmente nos contos dos irmãos Grimm, empresa renova o conceito de festas infantis em casa, com o uso da lã mágica e da técnica do needle felting

Fantasias para festas infantis

Histórias como João e Maria, Branca de Neve, Cinderela, João e o Pé de Feijão, o Mágico de Oz, e tantas outras conhecidas como contos de fada, sobrevivem ao tempo e continuam sendo temas em festas infantis. Essas narrativas possuem o poder de estimular a imaginação e de criar uma identificação das pessoas com seus personagens.

Pensando em retratar essa magia nas festas de aniversário, a Dedice, empresa de decoração artesanal, utiliza da técnica needle felting (feltragem com agulha) para transformar pedaços de fibras de lã merino em bonecos estilizados.

A matéria-prima básica é colorida naturalmente por artesãos que produzem o material em quantidades limitadas. Com uma pequena agulha, cuidadosamente, os personagens vão sendo esculpidos e criando forma.

“Essas histórias se tornam um alimento para a alma e sempre nos acompanham, pois possuem arquétipos que remetem às situações reais. O meu foco é trazer vivacidade às histórias dos irmãos Grimm e estimular a interação com os convidados da festa, por que a pessoa usa da própria mesa para contar a história”, afirma Sonia Wolynec Vienna, fundadora da Dedice.

Por este motivo, seus bonecos não possuem olhos e nem boca. A ideia é que as crianças externem o seu imaginário e vejam o boneco como um espelho ou extensão de sí próprios em relação ao seu estado de espírito.

Durante o processo de criação das mesas, Sonia procura valorizar a imaginação, a criatividade e a arte. “Eu sempre gostei desses contos, pois lembro da minha mãe e da minha infância. ”, completa Sonia.

Faça você mesmo

A Dedice inova ao sugerir festas infantis interativas, ao estilo “faça você mesmo”, com o aluguel de kits de montagem diferenciados de tudo o que já existe no mercado. A mesa criada com lã de merino tira o superficial da comemoração, deixando-a com um ar mais intimista e interativo.

Ao escolher o tema, a própria Sonia pode ir montar a mesa do evento. Mas a ideia é que a pessoa responsável pela festa opte em aproveitar esse momento para pedir ajuda às crianças e começar a festa antes da hora, montando e contando a história.

“Acreditamos que o ato carinhoso da construção de um tema, será sentido intuitivamente por todos os que irão participar da celebração. A ideia do meu trabalho é realmente o da fantasia! É fazer as pessoas se surpreenderem e acharem que estão vendo um sonho”, explica Sonia.

O começo

Depois de trabalhar anos no setor financeiro, Sonia percebeu que aquilo não a fazia feliz e então decidiu largar tudo para cuidar da casa e dos filhos. Ao se tornar dona de casa, fez um curso de pedagogia baseado nos ensinamentos do filósofo austríaco Rudolf Steiner (fundador da pedagogia Waldorf) para complementar sua formação.

Seu plano dava certo, até que, um dia, ao buscar a filha na escola, conheceu uma senhora que nas palavras dela “estava sentada cutucando com uma agulha algo que parecia algodão doce” e de lá para cá sua vida mudou.

“Achei aquele negócio mágico pois, conforme cutucava a lã, parecia que criava uma memória e ficava. Vi que era possível fazer esculturas com ela. Cheguei em casa empolgada, procurei onde comprar e comecei a fazer uma fada e fui recriando histórias, como a de João e Maria, até que surgiu a primeira oportunidade de aluguel de mesa e depois de venda.”, lembra.

A Dedice

Fundada em 2009, pela então dona de casa Sonia Wolynec Vienna, a Dedice possui a missão de trazer a magia dos contos de fadas para as festas infantis, valorizando e estimulando a imaginação através da identificação dos personagens e da interação com a família e com os colegas.

Os temas são cuidadosamente pensados para adequar o imaginário da criança em função de sua idade e temperamento, mantendo a magia artesanal em cada detalhe.

Dedice – Contrate sua festa:
atendimento@dedice.com.br
http://dedice.com.br/

 

Deixe seu comentário