5 dicas para uma ceia de Natal impecável

0
30
Ceia de Natal

Um dos maiores desafios de quem vai receber a família para celebrar o Natal é elaborar o cardápio da ceia.

Além de ter que ir ao mercado (tomando muito cuidado com os preços altos), o anfitrião precisa pensar no que vai preparar, como saladas, pratos, assados e sobremesas.

Faltando apenas dois dias para as comemorações, a correria nos supermercados aumenta e a pressa pra deixar tudo pronto, também. Foi pensando nisso que a chef Suzana Batista escolheu 5 dicas infalíveis para que a ceia saia ideal.

1. Não se preocupe com exageros
Não importa se é uma receita recém-aprendida ou de família, que já faz sucesso há gerações: é preciso ser farta. A fartura combina com esse tipo de celebração, principalmente porque é comum receber um grande número de pessoas para comer. E mesmo se sobrar comida, é possível reaproveitar praticamente tudo para o almoço do dia de natal. “Sempre sobra alguma coisa, então no dia seguinte dá pra preparar algum outro prato com o que sobrou e consumir. Com o peru, por exemplo, dá pra fazer uma boa farofa e com o bacalhau, um escondidinho”, acrescenta a chef Suzana.

2. Prepare alguns pratos com antecedência
Determinados pratos não podem ficar pra última hora. “Dependendo do prato, é bom preparar na véspera para que eles absorvam os temperos e fiquem mais saborosos, como, por exemplo, o pernil. O próprio bacalhau é bom preparar o quanto antes porque precisa ser dessalgado”, destaca a chef.

3. Prepare alguns pratos no dia

Ceia de Natal

Em compensação, a chef Suzana recomenda que alguns pratos sejam preparados no dia da ceia, tanto por causa de alguns ingredientes quanto por conta do forte calor que tem feito. Segundo ela, salpicão, e sobremesas como salada de frutas e pudim são opções para fazer na manhã do dia 24.

 

 

4. Faça pratos práticos
Fazer pratos menos elaborados é uma boa opção para o anfitrião que não quer perder muito tempo no preparo da ceia. “Quem tem mais tempo pode preparar pratos que fogem da trivialidade, mas quem precisa cuidar de outras tarefas é bom escolher opções mais rápidas, como tender, salpicão e pudim de claras.” A chef aconselha também que sejam utilizados ingredientes curingas, que facilitem o preparo. “Gosto muito de preparar berinjela, porque pode virar tanto um antepasto quanto um acompanhamento do prato principal”, afirma ela.

5. O que não pode faltar numa ceia
Determinados pratos são imprescindíveis numa mesa natalina. Para a chef Suzana, pratos como salpicão, bacalhau e peru, além de rabanada e frutas vermelhas são opções que não podem ficar de fora.

 

Deixe seu comentário