Nutrição saudável contribui para a saúde da mulher

0
44
prevenção
nutrição saudável da mulher
Este mês se comemora o Dia Internacional de Luta Pela Saúde da Mulher,
no dia 28 de maio

Propondo discussões e iniciativas que visam a prevenção de doenças e mortes evitáveis entre a população feminina. Para ajudar nessa busca pela saúde e qualidade de vida, a ingestão de alimentos saudáveis e ricos em nutrientes é fundamental. Uma das doenças que atingem especialmente mulheres é a osteoporose, uma doença ósteo-metabólica que, segundo a Organização Mundial de Saúde, atinge 1/3 das mulheres brancas acima dos 65 anos.

Sobre a prevenção:

A prevenção é essencial para combater a doença, segundo artigo da Acta Ortopédica Brasileira: deve-se evitar o fumo; álcool e café devem ser consumidos com moderação; a atividade física e ingestão adequada de cálcio são fundamentais; o treinamento de propriocepção pode colaborar para prevenir quedas e, consequentemente, as fraturas. As vitaminas D e K, desempenham um papel importante na saúde dos ossos, garantindo a deposição do cálcio e prevenindo contra o desenvolvimento da osteoporose.

Outro ponto de atenção são as doenças cardiovasculares, principal causa de morte em todo o mundo. Segundo o Ministério da Saúde, as doenças cardiovasculares são responsáveis por quase 30% do total de mortes no Brasil. Ter níveis elevados de colesterol e triglicérides são grandes fatores de risco: a concentração elevada de triglicérides aumenta em 37% a frequência de doenças cardiovasculares nas mulheres. As diretrizes atuais da Sociedade Europeia de Arteriosclerose e da Sociedade Europeia de Cardiologia resumem como manter um coração saudável: “Há várias medidas eficazes e estas incluem a substituição de gorduras saturadas e gorduras trans por gorduras mono e poli-insaturadas, o aumento de fibras alimentares, ácidos graxos ômega-3 e a ingestão de alimentos enriquecidos com fitoesterol”.

Como sinalizado, além do fitoesterol, o ômega-3 é um aliado importante na prevenção de doenças cardiovasculares. São ácidos graxos poli-insaturados, abundantes em frutos do mar e que podem consumidos também por meio de alimentos enriquecidos ou suplementos. Além de proteger o coração, o nutriente ajuda a prevenir problemas comuns, tais como doenças metabólicas, cognitivas, distúrbios psicológicos, doenças inflamatórias, além de melhorar a fertilidade. Nas mulheres grávidas o ômega-3 é recomendado para reduzir o risco de parto prematuro, apoia o desenvolvimento do sistema nervoso e olhos do feto, além de ajudar na prevenção da depressão pós-parto.

Carotenóides:

Outra suplementação alimentar interessante para a saúde feminina são os carotenóides betacaroteno, licopeno e luteína. Esses ingredientes possuem ação antioxidante, combatendo os radicais livres e retardando o envelhecimento da pele. Suplementos de luteína podem também proporcionar benefícios significativos para a saúde pública. O carotenoide é um ingrediente-chave para a saúde dos olhos, proteção do DNA, saúde da pele, imunidade, antienvelhecimento, antiestresse e bem-estar. BASF desenvolveu um estudo clínico para determinar os efeitos dos suplementos de luteína em níveis
sanguíneos e danos ao DNA entre mulheres americanas saudáveis com idades entre 50 e 70 anos. Ficou clinicamente comprovado que a suplementação diária de até 15mg de luteína oferece biodisponibilidade e eficácia na proteção do DNA.

Deixe seu comentário