Tomate: uma paixão nacional

0
35

Vigilantes do Peso propõe três receitas leves e saborosas com o vegetal

O tomate se destacou como item fundamental no prato de quem está de dieta e o ingrediente número um da alimentação dos associados do Vigilantes do Peso – o alimento ficou em primeiro lugar na lista dos mais inseridos no aplicativo de monitoramento do programa alimentar ao longo do ano passado, com cerca de 26 mil consultas.

Puro, com azeite, recheado ou como molho, ele dá um sabor especial aos pratos. Por isso, o nutricionista do Vigilantes do Peso, Matheus Motta, deu algumas dicas de como usar o tomate na alimentação. Confira abaixo:

Camarão ao Molho de Tomate Apimentado

(3 ProPontos – 01 Porção)

Tempo Total: 30min.

Preparo: 15min.

Tempo de Cozimento: 15min.

Porções: 4

Dificuldade: Baixa

 

Ingredientes

1C.S. Azeite de oliva

450g Camarão cru, limpos e sem casca

6 dente(s) médio(s) alho, picados

3⁄4c.c. Sal

1⁄2c.c. Pimenta-calabresa, em flocos

400g Tomate enlatado, com líquido (1 lata), amassados com um garfo

Em uma frigideira antiaderente, aqueça 1 c.c. de azeite em fogo médio. Adicione o camarão, 1 c.c. de alho picado e ¼ c.c. de sal. Refogue por 2 a 3 minutos, até que os camarões estejam cozidos. Retire os camarões da frigideira e reserve.

Na mesma frigideira, aqueça 1 c.c. azeite, em fogo baixo. Acrescente o restante do alho picado e a pimenta-calabresa e refogue por 30 segundos.

Acrescente os tomates e o restante do sal e deixe levantar fervura, mexendo bem para não grudar no fundo da frigideira. Deixe em fogo baixo por 10 minutos até reduzir um pouco o líquido.

Coloque os camarões de volta na frigideira até aquecer. Retire do fogo, acrescente o restante do azeite e sirva.

Porção: 3/4 de xíc.

Mini Tortinhas de Tomate

(2 ProPontos – 01 Porção)

Tempo Total: 21min.

Preparo: 15min.

Tempo de Cozimento: 6min.

Porções: 30

Dificuldade: Baixa

Ingredientes

300g Massa folhada

5unid. Tomate, maduros, cortados em cubos

1⁄2 xíc. Ricota light

2c.c. Azeite de oliva extra-virgem

1⁄2c.c. Vinagre tinto

1⁄4c.c. Sal

1 Pitada(s) Pimenta-do-reino preta, moída

2C.S. Manjericão, fresco

Descongele e abra a massa folhada conforme as instruções da embalagem.

Pré-aqueça o forno a 180°C. Corte quadrados da massa e coloque dentro de formas para cupcake, formando uma espécie de cesta.

Misture os tomates, a ricota, o azeite, o vinagre, o sal e a pimenta. Distribua o recheio dentro das cestinhas de massa e leve ao forno para assar, por aproximadamente 5 a 6 minutos, até ficarem douradas.

Retire do forno, deixe esfriar por 1 ou 2 minutos e enfeite com as folhas de manjericão.

Cada porção equivale a 1 unid.

Tomate-cereja Recheado com Gorgonzola

(1 ProPontos – 01 Porção)

Tempo Total: 15min.

Preparo: 15min.

Porções: 12

Dificuldade: Baixa

Ingredientes

24 unid. Tomate-cereja

120g Queijo gorgonzola

2C.S. Cream cheese light

1C.S. Ceboulete (cebolinha-francesa), picada

Corte o topo dos tomates e, delicadamente, retire as sementes de dentro de cada um.

Em uma tigela, misture o queijo gorgonzola, o cream cheese e a cebolete. Com cuidado, recheie cada tomate com essa mistura.

Arrume os tomates em uma bandeja e sirva.

Porção: 2 tomates

Anotações         

Você pode ter alguma dificuldade em manter os tomates de pé. Caso isso aconteça, corte uma pequena fatia da parte de baixo deles, para formar um ponto de apoio.

Sobre o Vigilantes do Peso

O Vigilantes do Peso faz parte de uma organização mundial criada nos Estados Unidos nos anos 60, a Weight Watchers, e evoluiu ao longo dos anos incorporando as mais relevantes pesquisas sobre obesidade, com o objetivo de desenvolver uma proposta de emagrecimento confiável e acessível. Hoje, a organização está em 20 países, incluindo o Brasil, onde chegou há 43 anos. Aqui, o grupo oferece reuniões em 11 estados e no Distrito Federal, além do Programa Online, 100% digital e disponível em todo o Brasil.

Eleito pelo oitavo ano consecutivo como a “Melhor Dieta de Emagrecimento”, o programa de emagrecimento foi apontado em 2017 e 2018 como a “Melhor Dieta de Perda Rápida de Peso” por especialistas em saúde no ranking das “Melhores Dietas de 2018”, divulgado em janeiro pela U.S. News & World Report.

O grupo propõe a adoção de um estilo de vida que combina hábitos saudáveis tanto na alimentação quanto na prática de exercícios físicos. Dessa forma, o método promove uma redução de peso de forma gradativa e sustentável.  Todas as semanas, orientadoras treinadas – que emagreceram e aprenderam a manter o peso saudável com o Vigilantes do Peso – conduzem reuniões para informar e apoiar os Associados no processo de emagrecimento ou manutenção da meta de peso. Nesses encontros, os Associados são pesados confidencialmente e participam de discussões sobre temas relacionados à perda de peso.

Deixe seu comentário