Natação: um exercício prazeroso e benéfico à saúde

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Natação

Com a chegada do verão nada como praticar um esporte refrescante como a natação.

Além disso, ela proporciona inúmeros benefícios para saúde, mantem o corpo equilibrado e queima calorias de uma maneira prazerosa e relaxante. Veja alguns dos benefícios da natação:

1. Contribui para longevidade

Uma pesquisa da Universidade da Carolina do Sul acompanhou homens com idade entre 20 e 90 anos, por um período de 30 anos, e chegaram à conclusão de que os praticantes da natação mostravam taxa de mortalidade 50% menor se comparados as pessoas fisicamente ativas ou àquelas que eram sedentárias.

o_1453333824_22. Todas as idades
Por ser um esporte sem impacto, é recomendada para todas faixas etárias, como crianças e idosos, pois não correm o risco de lesões ósseas e musculares.

3. Sem impacto
A natação torna-se diferente de muitos exercícios, pois com ela se tem a possibilidade de trabalhar todo o corpo sem qualquer impacto severo sobre o seu sistema esquelético.
Para pessoas lesionadas, é indicada a pratica de natação, devido à resistência da água, que contribui para reabilitação, pois os músculos trabalham sem a tensão do impacto ao pisar no chão.

4. Melhora o sistema respiratório e cardiovascular

A natação fortalece o coração por ser um exercício aeróbico, colaborando para que ele se torne maior, melhorando seu bombeamento e fornecendo um melhor fluxo de sangue por todo o corpo.
A natação é o melhor exercício para combater a bronquite e a asma. Faz com que haja um natural alargamento do pulmão, isso facilita e muito a respiração ajudando no combate dessas doenças.

5. Melhora artrite

Natação é uma ótima alternativa para quem sofre de artrite, pois trabalha com o fortalecimento de grandes grupos musculares sem causar tensão nas articulações. O ideal é uma piscina aquecida, pois a água quente pode ajudar a “soltar” as articulações rígidas.

6. Queima de calorias

Para quem deseja manter o peso, a natação é uma ótima opção. Atualmente, é reconhecida como um dos maiores queimadores de calorias.
Os diferentes tipos de nado trabalham partes do corpo de maneira específica, o que também causa uma diferença na quantidade de calorias queimadas.
Mas modo geral, a cada 10 minutos de nado de peito, você pode queimar até 60 calorias. Já nadando de costas você perde até 80 calorias.

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