Cardápio semanal rende organização e refeições mais saudáveis

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Cardápio semanal rende organização e refeições mais saudáveis

Na correria do dia a dia é difícil sobrar tempo para pensar na refeição da família. Criar opções variadas e que sejam mais leves e saudáveis então, é uma realidade distante na grande maioria das casas. Como uma saída estratégica para resolver esse problema, surge a ideia da criação de um cardápio semanal, onde apenas um dia da semana será dedicado para pensar e montar todas as refeições dos próximos seis dias.

Cada família pode adequar a ideia de uma maneira. Seja criando os cardápios onde estarão especificados quais os pratos de cada refeição daqueles dias ou até mesmo cozinhando o máximo de pratos possíveis para depois só esquentar ao longo da semana.

Além da facilidade, outro benefício dos cardápios é a melhora na qualidade da alimentação.“Na correria do dia a dia muitas vezes as pessoas optam por alimentos congelados e industrializados. Com esse planejamento ela pode preparar tudo com calma e dessa forma se alimentar dos macronutrientes que são gordura, proteína e carboidrato de uma forma equilibrada”, explica a nutricionista Andressa Reis.

A pedido da Revista Nova Família, o nutricionista Caio Freitas, da Supera Consultoria Nutricional, ensinou por onde começar com os cardápios. “Desde que o paciente não tenha nenhuma restrição, ele pode sim adequar seu cardápio levando em considerações essas regrinhas básicas”, ressalta.

Dicas

– Sempre utilizar muita cor no prato e pequenas porções, desse modo a pessoa terá mais opções de saladas, verduras e legumes, sem exageros

– Ter sempre uma opção de proteína em todas refeições

– Evitar embutidos ou produtos industrializados

– Não exagerar na quantidade, mantendo sempre uma média em relação a que já consome normalmente.

– Evitar temperos industrializados nas preparações, carnes gordurosas e embutidos

O especialista também acrescenta que para quem for preparar os pratos com antecedência, o armazenamento seja feito em potes de vidro de preferência, assim conserva as características e o sabor do alimento. “É importante ressaltar que nem todos os alimentos tem o mesmo “prazo” de validade, fique atento pois algumas preparações podem perder seu sabor ao longo dos dias…quando o alimento for mais perecível utilize ele nos primeiros dias ou deixe para prepará-lo no dia”, finaliza.

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Repórter da Revista Nova Família.
Jornalista formada pela Universidade Paulista, possui experiencia em produção e reportagem de TV, além de jornal e assessoria de imprensa com foco em construção de autoridade. Buscou formações ainda na área de planejamento financeiro pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

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