Porque você deve pensar em tirar férias mesmo durante a pandemia

Tirar férias muitas vezes é sinônimo de viajar. Porém, em plena pandemia, esse deslocamento parece um sonho distante: cruzeiros foram cancelados, aviões devem ser evitados a todo

Porque você deve pensar em tirar férias mesmo durante a pandemia

Tirar férias muitas vezes é sinônimo de viajar. Porém, em plena pandemia, esse deslocamento parece um sonho distante: cruzeiros foram cancelados, aviões devem ser evitados a todo custo e muitos países estão controlando suas fronteiras. O período pode parecer ruim para planejar uma pausa – mas uma especialista em produtividade discorda dessa visão.

Tonya Dalton é autora do livro The Fear of Missing Out {“Medo de estar perdendo algo”, em tradução livre}. Ela acredita que fazer uma pausa em momentos estressantes é ainda mais importante. E isso se aplica mesmo que as férias se resumam a ficar em casa com a família e ler uma pilha de livros.

Em entrevista ao portal portal Inc., a especialista lembra que o excesso de trabalho pode levar ao burnout – síndrome que leva ao esgotamento mental. Não tirar um tempo para descontrair da vida profissional é ainda mais destrutivo durante o período de incertezas que estamos enfrentando.

A especialista enxerga os efeitos positivos das folgas ao treinar executivos e empreendedores super ocupados com seus trabalhos. Já o hábito de “pular” as férias tem efeitos negativos, conforme indica a ciência: pode aumentar o risco de depressão, diminuir os níveis de produtividade e, em longo prazo, diminuir o progresso na carreira.

A especialista afirma que o tédio também é positivo. Segundo ela, permitir que seu cérebro tenha um tempo livre para brincar e explorar diferentes possibilidades é benéfico – e uma das melhores formas de estimular a criatividade.