O perigo da falta de manganês no corpo

0
5

Hoje vamos falar de algo que pouco sabemos, pouco se fala, mais que muitos de nós não temos ideia do que faz a falta desse metal em forma mineral no corpo, confira: Leia até o final para saber porque temos alguns sintomas que não sabemos o porquê:

Deficiência de manganês ou hipomanganesemia é uma deficiência nutricional comum tanto em humanos quanto em animais e plantas causada por . Recomenda-se consumo de 2,3 mg/dia para homens adultos e 1,6 mg/dia para mulheres adultos e 2,6mg/dia no caso de lactantes. É importante não confundir com deficiência de manganês comdeficiência de magnésio.[1]

CAUSAS:

Pode ser causado por má absorção, em decorrência de lesão no intestino. O manganês é aparentemente absorvido em toda a extensão do intestino delgado, sendo melhor absorvido pelas mulheres que pelos homens. A excreção ocorre principalmente nas fezes após secreção no intestino através da bile.

Pode ser causado por[1][2]:

  • Má absorção;
  • Uso prolongado de antiácidos;
  • Uso prolongado de contraceptivos orais que interferem com a sua absorção;
  • Uso prolongado de digitalis (fitoterápico para o coração);
  • Uso prolongado de diuréticos;
  • Suor excessiva (grandes quantidades de manganês é perdida no suor);
  • Doenças hepáticas crônicas;
  • Doenças da vesícula biliar;
  • Alto consumo de ferro, cobre magnésio e cálcio (pois inibem a absorção de manganês pelo corpo).

Função do manganês nos seres humanos

O corpo humano contém cerca de 15 a 20 mg de manganês, encontrados principalmente nos ossosfígadorins,pâncreasglândulas supra-renais e hipófise. Ela ajuda o organismo formar o tecido conjuntivo, fatores de coagulaçãodo sangue e hormônios sexuais. Atua como um co-fator para enzimas antioxidantes e é necessária para o metabolismo de carboidratoslípidosaminoácidos e do colesterol. Desempenha um papel importante na absorção de cálcio, regulação da glicose no sangue, para a formação óssea, na cicatrização de feridas e na função nervosa.[1]

SINAIS E SINTOMAS:

Deficiência leve e mesmo moderada pode não ter sintomas. Já os sintomas de deficiência severa incluem[1]:

  • Perda de peso;
  • Dermatite transitória;
  • Náusea e vômito;
  • Disfunção pancreática;
  • Menor metabolismo de carboidratos;
  • Deformação óssea;
  • Menor fertilidade.

Complicações

Quando associado a deficiência de potássio causa[3]:

É muito perigoso e muito frequente (43%) em pacientes cardíacos, principalmente por ser agravado por medicamentos comuns (como tiazídicos e digitalis), e é potencialmente fatal.[4]

Diagnóstico:

Raramente é detectada, pois apenas cerca de 1% do manganês se encontra livre no sangue, portanto exames de sangue não são eficientes para detectar deficiência de manganês.

TRATAMENTO E DESINTOXICAÇÃO:

Pode ser feito com suplementos por via oral ou via intravenosa. Dietas ricas em grãos integrais, algumas frutas e folhas verde escuras são recomendadas para prevenir recaídas.

Melhores fontes de manganês

Quantidade de manganês em 100g[5]:

  • Damasco: 21,0 mg
  • Aveia: 5,0 mg
  • Soja: 4,1 mg
  • Agrião: 4,0 mg
  • Pêssego: 2,5 mg
  • Amêndoa: 2,0 mg
  • Feijão: 1,17 mg
  • Nozes: 0,9 mg
  • Espinafre: 0,8 mg
  • Banana: 0,67 mg

Característica Física: metal cinza brilhante. O manganês é um metal abundante que ocorre na forma de minerais. … No organismo humano, o manganês é absorvido no intestino delgado, acabando a maior parte no fígado, de onde se dirige para as diferentes partes do corpo.

Algumas universidades nos EUA e também no Brasil, já estudam a muito tempo os malefícios pela falta desse mineral, uma delas que admiro muito por seus estudos é a UNIFAP no Amapá, pesquisas constantes por estudiosos renomados voltados para a importância desse mineral que não deve ter excesso, contudo que não pode faltar no organismo.

Nos temos algumas fontes que ajudam nessa reposição e nos preocupamos com a saúde, por isso trabalho diariamente na busca de fórmulas naturais com grãos, entre outros para ajudarem seu organismo absorver melhor e receber esse mineral fundamental para sua saúde e intestino onde é absorvido, como sempre digo, intestino é o segundo cérebro como dizia meu grande professor, renomado cientista DR Albert Laport, esse francês que revolucionou o mundo com suas pesquisas. Para não errarmos, buscamos fontes seguras em universidades, estudiosos, pesquisadores, e estudo muito para assegurar que o que segue até você são fontes de extrema importância e veracidade. Outra fonte que fala sobre esse assunto é a infoescola.com eles abordam varias fatores importantes de se saber.

Por Sanndra Gomes, especialista em Equilíbrio Orgânico.

 

 

Compartilhar
Artigo anteriorReceita de burrata com tapenade rústico
Próximo artigoBOA SAÚDE BUCAL ELEVA A AUTOESTIMA NA TERCEIRA IDADE
Empresária, P&D (Pesquisa e Desenvolvimento), especialista em Equilíbrio Orgânico e apresentadora.

Deixe seu comentário