Arquiteta se especializa em gerontologia e cria apartamento para reduzir acidentes domésticos dos idosos

0
34
Apartamento para reduzir acidentes domésticos dos idosos

Objetivo é diminuir cerca de 40% dos acontecimentos; Espaço está disponivel na CasaCor 2018 e interessados poderão vivenciar os principais obstáculos da velhice com roupa especial

Segundo dados recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na última década, o número de pessoas acima dos 60 anos subiu cerca de 50%. Este percentual representa um aumento de mais de 8,5 milhões de pessoas nessa faixa etária. Em 2027, essa quantidade deve subir ainda mais e chegar a 38 milhões. A partir deste cenário, a arquiteta especialista em gerontologia e consultora de bem-estar para as pessoas idosas, Flávia Ranieri, criou a Somos Grou, que atrela qualidade de vida e longevidade pensando na velhice das pessoas.

Apartamento para reduzir acidentes domésticos dos idosos

De acordo com estudos de profissionais da USP (Universidade de São Paulo), construir moradias que estejam preparadas para receber e dar o conforto necessário aos idosos reduz cerca de 40% dos acidentes domésticos. Dados do Ministério da Saúde mostra que 70% dos acidentes envolvendo pessoas acima de 60 anos acontecem dentro de suas próprias residências.

“Além de um crescimento da população dessa faixa etária, os números comprovam que a maioria esmagadora dos acidentes acontece dentro de casa. Portanto, assim como já é lei projetar casas e prédios pensando na adaptação do espaço para deficientes físicos, a proposta é ajudar na conscientização sobre construir moradias que tragam a melhor experiência em qualidade de vida para as pessoas idosas. Um lugar que envelheça com a gente”, explica a consultora e arquiteta.

Apartamento para reduzir acidentes domésticos dos idosos

Para apresentar as dificuldades do envelhecimento no dia a dia, a arquiteta planejou um apartamento aparentemente normal mas que é totalmente pensado para a experiência da pessoa idosa. Na visita guiada será possível vestir uma roupa que simula as limitações do idoso e experimentar o espaço. “O local nasceu para mostrar que os mais velhos também pode ter e prolongar sua independência e autonomia, justamente com a melhor preparação do lugar onde vive”, afirma.

O projeto além de promover a autonomia e independência do idoso, impacta nos familiares, já que o local é projetado com equipamentos de monitoramento prevenindo qualquer tipo de acidente. “Todos os acessórios são imperceptíveis pensados exclusivamente nos acidentes mais comuns”, explica Flávia.

O apartamento estará disponível para visitação na CasaCor 2018, a maior feira de arquitetura, design e interiores e paisagismo da América Latina, que vai acontecer nos dias 22 de maio a 29 de julho, no Jockey Club de São Paulo (Av. Lineu de Paula Machado- Cidade Jardim, São Paulo). Para fazer a visita guiada no espaço, marque seu horário por e-mail do contato@somosgrou.com

 

 

Deixe seu comentário