Casa ecoeficiente para visita gratuita em São Paulo

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Tour interativo com vídeos de realidade aumentada e assistente virtual tornam visitação mais autônoma

Promover uma experiência diferente e inspiradora. Esta é a proposta da nova CasaE, casa de ecoeficiência que a BASF mantém aberta a visitantes na zona Sul de São Paulo. Nesta nova fase, o projeto está com interação digital, ganhou uma exclusiva assistente cognitiva, a BECA (BASF Ecoeficiency Cognitive Ability) – pioneira numa casa conceito dedicada à construção, além de um espaço sensorial para aguçar os cinco sentidos dos visitantes. A reinauguração foi realizada em uma cerimônia, no dia 11 de dezembro, com a presença do presidente da Junta Diretiva da BASF SE, Kurt Bock, do presidente da BASF para América do Sul, Ralph Schweens e do prefeito de São Paulo, João Doria.

Em 400m², a CasaE apresenta soluções inovadoras e sustentáveis da BASF e seus parceiros, com o objetivo de disseminar e fomentar tendências para o setor da construção civil. Nessa nova experimentação, as pessoas podem percorrer os espaços de forma autônoma e interativa, visualizando o mapa e as informações sobre soluções, usando smartphones e o recurso de navigation indoor do aplicativo CasaE Xperience criado pelo Samsung Instituto de Desenvolvimento para a Informática (SIDI).  A assistente cognitiva BECA é a interlocutora dos visitantes no tour pela casa com o aplicativo: por meio de sensores nos ambientes, a casa é totalmente digital e conta com um sistema cognitivo capaz de receber perguntas, identificar intenções, processar a informação e responder em linguagem natural as dúvidas dos usuários. A BECA foi implementada pela Extreme Digital Solutions (EDS) com base na tecnologia Watson da IBM, uma plataforma de inteligência artificial combinada com software analítico sofisticado para receber perguntas e respondê-las de forma natural e completa.

No percurso dentro da CasaE, cards acionam vídeos e explicações didáticas em tecnologias 3D e RA – Realidade Aumentada, desenvolvidos pela Telefônica Educação Digital, que demonstram as soluções de forma dinâmica e interessante, misturando o real com o virtual. Assim os visitantes podem interagir diretamente com o ambiente para saber o funcionamento dos produtos ou a atuação das moléculas e formulações da BASF na prática. Para completar a experiência, também estão disponíveis os óculos de realidade virtual Samsung Gear VR com controle para um passeio virtual pelos cômodos. Este recurso também permitirá que a visitação seja levada virtualmente para outros locais.

Novos espaços

Cerca de 30 parceiros se uniram à BASF para incrementar o projeto. O principal objetivo é apresentar soluções que promovem uma construção ecoeficiente em três pilares: reduzir o consumo de água e energia, garantir conforto térmico e acústico, e aumentar a produtividade e durabilidade das construções.

A CasaE reúne materiais construtivos que promovem isolamento térmico, hiperplastificantes para concreto que reduzem o uso de água em até 40%, pigmentos frios que refletem o calor do sol, tintas para fachada que repelem a sujeira, pisos drenantes que permitem o reaproveitamento da água, pisos de alto desempenho que dispensam manutenção frequente, soluções para conforto acústico que absorvem até 90% do ruído, enfim, são inúmeras inovações que estão disponíveis para melhorar a ecoeficiência das construções.

Segundo o estudo de ecoeficiência realizado pela Fundação Espaço ECO®, o ciclo de vida de uma construção como a CasaE, em 40 anos, apresenta redução no consumo água (64%), de energia (17%), menos emissões atmosféricas de efeito estufa (26%), além de menor potencial de toxicidade dos produtos aplicados (21%).

A novidade é que outras áreas de negócios da BASF passaram a fazer parte dessa nova fase, expondo suas soluções de forma direta ou aplicada em produtos de clientes. Em um espaço sensorial, o visitante poderá ver, tocar, sentir e perceber diversas soluções. Estão expostos para experimentação filtros de proteção solar com texturas diferenciadas, fragrâncias diversas, pigmentos frios para controle de temperatura que tem eficácia percebida pelo toque, caixa que apresenta o desempenho do revestimento acústico, aplicação de produtos de limpeza para comparação de ativos diferenciados, entre outras diversas possibilidades em que a indústria química está inserida para garantir resultados melhores e mais sustentáveis.

Desta forma, a CasaE renovada se torna um espaço ainda mais abrangente e inspirador. Em quase quatro anos de operação, o projeto já recebeu mais de 16 mil visitantes, incluindo estudantes e profissionais, além de ter servido de espaço para cursos e debates para promover o desenvolvimento do setor da construção.

No mesmo terreno da CasaE, fica a Casa Econômica com 32m², uma proposta inovadora para reduzir o déficit de moradias urbanas, permitindo construir com mais rapidez, eficiência, redução de mão de obra, menos resíduos e maior durabilidade. A estrutura, cobertura e fechamento da Casa Econômica foi montada em três dias, 10 vezes mais rápido que uma construção tradicional. Está entre as ações criadas para comemorar os 150 anos da BASF, em 2015.

Para visitar gratuitamente a CasaE, basta fazer a inscrição pelo site da BASF www.casae.basf.com.br  ou por e-mailcasae@basf.com.

Sobre a CasaE

A CasaE é a primeira casa de Ecoeficiência da BASF no Brasil. O projeto, inaugurado em 2013, reúne soluções inovadoras desenvolvidas pela BASF e por parceiros, com foco em três pilares: conforto térmico e acústico, redução do consumo de água e energia e aumento na produtividade e durabilidade das construções. O projeto é certificado LEED-NC Gold, pelo Green Building Council.

Também estão expostas na CasaE soluções da BASF desenvolvidas para outras indústrias, como Aromas & Fragrâncias, Personal e Home Care, Nutrição Humana e Animal, Tintas Automotivas, Farma, Químicos Industriais e Agro. A CasaE é totalmente digital, com visitação interativa, vídeos de realidade aumentada, óculos de realidade virtual e a plataforma cognitiva digital com base em inteligência artificial.

Empresas parceiras que contribuíram com produtos e tecnologias: Atlas Schindler, Bettoni, BOSCH, Daikin, Deca, Drenopav, Extreme Digital Solutions, Gerdau, Guardian, Isoeste, Leicht, Magazine Luiza, Nespresso, OWA, Philips, Redimax, Samsung, Schneider, Telefonica Educação Digital, Tigre, Tomazini Decor, Tora Brasil, Trasix, Veka, Vitra e Whirlpool, além dos apoiadores Biltech, Capuani, Castellato, Roncalli e Votorantim. Agende sua visita gratuita pelo sitewww.casae.basf.com.br.

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