4 dicas para mulheres que desejam empreender

4 dicas para mulheres que desejam empreender

Nesta época do ano é comum que muitas mulheres aproveitem o período para inovar, fazer uma renda extra, iniciar um novo negócio ou planejar os objetivos profissionais para o ano seguinte

Segundo o Sebrae, a Global Entrepreneurship Monitor (GEM) e o Anuário do Trabalho nos Pequenos Negócios, desde 2017 as mulheres superaram os homens na abertura de empresas. Entre os pequenos negócios iniciados nos últimos três anos e meio, elas lideram o ranking, com 14,2 milhões em relação aos homens, que somam 13,3 milhões.

Foi pensando nisso, que a advogada e consultora de novos negócios, Roberta Kuruzu, listou abaixo quatro dicas preciosas para as mulheres que desejam entrar de vez para o time das empreendedoras. Vejam:

1- Organize-se: Nós mulheres costumamos ter dias muito corridos, dentro e fora de casa ou do trabalho. Por isso, para facilitar, sugiro fazer um check-list diário, com todos os compromissos e tarefas do dia. Dentre todos os itens, escolha cinco principais e assinale para priorizar.

2- Fique atenta às finanças do seu negócio: Procure não misturar finanças pessoais com as corporativas. Mantenha uma planilha de controle financeiro atualizada, se for o caso, peça ajuda a um contador ou consultor financeiro.

3- Sempre busque conhecimento: Conhecimento é a única coisa que ninguém nunca vai nos tirar, quanto mais, melhor. Manter-se atualizada e informada do que acontece no mercado, ter um diferencial e saber personalizar o trabalho são aspectos fundamentais para progredir com o seu negócio.

4- Tenha calma e paciência: Coloque uma meta inicial para o seu negócio e faça o que tiver que ser feito para dar certo. Cada um tem o seu tempo e você está no tempo certo. Tenha calma e sempre avalie bem as oportunidades ou possibilidades que surgirem.

Roberta Kuruzu é advogada, consultora de novos negócios e especialista em vendas diretas.

COMUNIDADE DE COLUNISTAS

Para saber mais sobre o colunista da matéria, clique aqui.

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Veja os últimos posts