Aprenda 4 truques de decoração para refrescar a casa no verão

Decoração verão fresco

Na estação mais quente do ano, vale tudo para deixar a casa mais fresquinha e aconchegante. E não é preciso mudar muita coisa para conseguir o efeito refrescante. A designer de produtos Ana Wasen, do site de móveis MadeiraMadeira, traz dicas que vão desde montagem de pequenos jardins até a escolha da cor de paredes e móveis.

“Vale investir em cores diferentes, tecidos leves e apostar nas flores naturais”, diz Ana Wasen, responsável pela curadoria do +Design  da  MadeiraMadeira. Às dicas:

1. Verde dentro

Plantas e temperos aumentam a umidade dos ambientes
Invista em plantas de fácil manutenção, como ficus e espada-de-são-jorge para a sala ou varanda, e em temperos para a cozinha

As plantas ajudam a diminuir a sensação térmica dentro de casa. Isso porque durante a transpiração, plantas e flores liberam água em estado gasoso para o ambiente, aumentando a umidade local. Tipo como ficus e espada-de-são-jorge são ótimos para ter dentro de casa ou em varandas, já que resistem a variações de temperatura e não sofrem tanto com ar condicionado. Já antúrios, gérberas e crisântemos podem ser colocadas em quartos e banheiros, pois absorvem cheiros e fumaça de cigarro.

Para refrescar a casa, distribua pequenos vasos em diversos espaços de cada ambiente, ou, se preferir, monte uma pequena área com plantas em algum lugar com bastante incidência de luz. Na cozinha, o ideal é plantar temperos em vasos pequenos. Além de enfeitar e trazer diferentes perfumes para o ambiente, as ervas frescas podem ser usadas no preparo dos alimentos. Os temperos mais indicados são: manjericão, alecrim, salsa, tomilho, orégano, hortelã, pimenta e sálvia.

2. Piso certo

Piso vinílico é fácil de limpar e resiste a manchas
O piso vinílico é fácil de limpar, antialérgico, e tem boa resistência a manchas

O piso vinílico é uma das melhores maneiras de refrescar a casa e mantê-la bem arejada no verão, e ao mesmo tempo aconchegante no inverno. Feito de PVC, é oferecido em uma enorme gama de cores. É fácil de limpar, antialérgico e resistente a manchas, por isso é muito usado em quartos de bebês e crianças. Mas pode ser aplicado na casa toda, inclusive em varandas fechadas.

LEIA MAIS: Dicas para decoração de casas pequenas
Móveis coloridos dão nova vida à decoração; saiba como usar sem errar

3.Branco é a cor mais fria

Cores claras ajudama a refrescar a casa
Cores claras podem ser usadas tanto nas paredes quanto em móveis e objetos de decoração

A cor branca reflete luz e calor, ao contrário do preto, que absorve. Por isso, cores claras são as mais indicadas para locais com altas temperaturas. Além das paredes, vale apostar em móveis e objetos de decoração na cor, como mesas de centro, quadros, lustres e cortinas.

4. Luz e vento

Cortinas e persianas para refrescar a casa
Cortinas e persianas são fundamentais para manter a ventilação e proteger os ambientes dos raios solares

Há muitos tipos de tecidos, cortinas e persianas no mercado que ajudam a controlar a ventilação e a iluminação nos ambientes. Entre os mais indicados para ambientes quentes, está a persiana de rolo com telas solares. “São ótimas opções porque contam com tecnologia de controle da radiação solar, enquanto seus tecidos perfurados permitem a visão da área externa mesmo quando fechadas”, diz Ana. Se preferir uma cortina comum, invista em tecidos simples e leves que bloqueiem os raios ultravioleta.


Comentários