5 curiosidades sobre as tradições natalinas

5-curiosidades-sobre-tradicoes-natalinas-presepio

Uma das datas mais esperadas do ano, finalmente o Natal está próximo! Entre reunir a família, comer muitas comidas gostosas e ganhar presentes, várias tradições são praticadas nesta época do ano. O mais incrível é que alguma delas datam de muitos séculos atrás e foram se adaptando ao longo do tempo. Confira abaixo 5 curiosidades sobre os costumes natalinos e entre no clima da festa!

Árvore de Natal

O Natal é uma festa cristã que data de muitos séculos atrás. Quando começou a ser celebrado, algumas tradições de outras religiões, também conhecidas como pagãs, foram se misturando aos costumes natalinos. O ato de enfeitar os pinheiros era comum em países nórdicos da Europa para celebrar a natureza e a prosperidade. Provavelmente, essa prática continuou a ser feita depois que as populações desses locais se converteram para o cristianismo.

Presentear as pessoas queridas

Quem não adora ganhar um presente? Seja no amigo secreto da família, entre as amigas ou dos pais, receber algo especial é uma demonstração de carinho deliciosa. Mas não é de hoje que esse ato é considerado importante. Antigamente, trocar presentes era visto como uma forma de reforçar laços sociais e acontecia entre os mais diferentes povos e culturas.

Papai Noel

O “bom velhinho” é marca registrada desta época e um dos símbolos mais conhecidos do Natal. O Papai Noel foi inspirado em São Nicolau, um bispo de origem turca que era famoso por sua generosidade e amor pelas crianças. Com o tempo, essa figura foi incorporada às tradições europeias e levada aos Estados Unidos pelos imigrantes. Foi lá que a imagem do Papai Noel como conhecemos hoje (com barba branca, roupas vermelhas e que voa em um trenó) foi construída.
Papai Noel possui vários nomes diferentes ao redor do mundo. Em inglês, é conhecido como Santa Claus, uma denominação adaptada de Sinter Klass, maneira como os holandeses se referiam ao Noel em seu idioma. O nome em português tem origem no idioma francês, que chama esse símbolo natalino de “Père Noël“.

Comidas de Natal

Se existem duas comidas que são a cara da festa natalina, são o peru e o panetone. A ave, que se tornou símbolo da comilança da ceia, é popular nos Estados Unidos durante a celebração da data de Ação de Graças, quando os norte-americanos se juntam para agradecer tudo o que viveram no ano que está acabando. Essa tradição acabou sendo trazida para o Brasil durante o Natal e o peru se tornou famoso por aqui. O panetone também teve origem fora do país, mais precisamente na Itália. A sobremesa era feita para celebrar datas especiais e chegou até nós com a imigração italiana.

Presépios

As cenas montadas com estátuas do menino Jesus, os Reis Magos, animais e José e Maria começaram ainda na Idade Média. A tradição teve início com São Francisco de Assis, na Itália. A ideia era celebrar o Natal de uma maneira diferente. A prática se espalhou e logo as pessoas também reproduziam o presépio em suas casas.