5 dicas para se manter motivado no trabalho

É fato que muitas vezes ficamos desmotivados no nosso ambiente de trabalho. Há várias razões para isso acontecer: um gestor que se expõe errado, colegas com pensamentos e ações muito antagônicos aos seus ou\e clima organizacional com demasiada pressão. Entretanto, para evoluirmos profissionalmente e também pessoalmente devemos aprender a superar essas adversidades e dar a volta por cima dos dias ruins.

Mas como conseguir “ignorar” aquele dia em que o desânimo parece tomar conta de nós?

Para ajudar você, profissional e aluno da Minds Idiomas, a manter uma rotina positiva, o psicólogo e CEO da rede, Augusto Jimenez, lista 5 dicas para colocar em prática hoje mesmo:

1) Fuja da rotina
Essa dica parece óbvia, porém você deve estar pensando como fugir da rotina sendo que tenho atividades que precisam ser executadas todos os dias?
Simples! Estabeleça quais são essas atividades e as intercale com tarefas diferentes. Entre uma ação e outra escute uma música, tome um café e espaireça a cabeça. Lembre- se que a rotina somos nós que estabelecemos e alterá-la um pouco só depende de você!

2) Escute mais
Estamos na era digital em que todos podem ter um Facebook, Instagram, entre outras redes. Perceba que trata-se de usuários, ou seja todos podem postar, falar o que pensam, mas quantos de nós escutamos ativamente o outro? Lemos e absorvemos realmente o que o outro indivíduo postou? É fácil distribuirmos “likes” em fotos, mas quantos de nós lemos um texto ou anotamos dicas de livros\filmes que podem realmente nos fazer seres humanos melhores?
Logo, escute mais os seus colegas de trabalho e gestores. Ao ouvir, ler, e processar conteúdos realmente importantes conseguimos tornar a nossa rotina no trabalho e na vida melhor.

3) Se mantenha no presente
Durante os períodos de crise de uma empresa é normal acontecerem cortes e demissões. Entretanto, quando deixamos de viver o presente e ficamos preocupados se seremos o próximo da lista, automaticamente não cumprimos com os nossos afazeres. Uma boa tática é praticar Mindfulness e manter uma planilha de atividades no dia a dia. Anote todas as tarefas que cumpriu naquele dia. Ao final do expediente você conseguirá mensurar o que fez e programar o dia seguinte. Dará a sensação de dever cumprido e concomitantemente a sua mente ficará relaxada. Isso é um processo químico. Assim, você se manterá no presente e influenciará na produtividade da sua empresa.

4) Fique longe de fofocas
As conversas paralelas no ambiente de trabalho podem dar subsídios para novas ideias. O lado ruim delas é quando toma um norte negativo, ou seja quando acontecem as famosas fofocas. Quando surgirem assuntos desse cunho levante da sua mesa, tome um café, caminhe pelo bairro da empresa, mas não participe. Pensamentos ruins levam a conversas ruins e estragam o dia a dia de qualquer um.

5) Faça algo que goste todos os dias
Seja um esporte ou conversar com um amigo reserve um período do seu dia para fazer algo que realmente goste. Isso será refletido no seu ambiente de trabalho e fará de você um funcionário melhor e mais feliz.