5 países que lideram a energia solar no mundo

energia solar mundo

5 países que lideram a energia solar no mundo

5 países que lideram a energia solar no mundo. Gerar energia elétrica de forma limpa tornou-se uma questão chave para os países do mundo que, pressionados por uma descarbonização de seus setores elétricos, buscam tecnologias sustentáveis, porém com preços competitivos.

É nesse cenário que a energia solar, considerada a fonte limpa de maior potencial no planeta, avança através da tecnologia fotovoltaica, que converte a luz do sol diretamente em energia elétrica.

Com a expansão e aperfeiçoamento das placas solares nos últimos anos, a energia fotovoltaica já é, em alguns países, a forma mais barata de geração elétrica, superando até mesmo os tradicionais e poluentes combustíveis fósseis.

Segundo o último Panorama da Energia Mundial, estudo realizado pela Agência Internacional de Energia (International Energy Agency ou IEA, em inglês), em todos os possíveis cenários de expansão analisados, a energia solar fotovoltaica deverá superar todas as demais fontes de energia até 2040, com exceção do Gás Natural.

Com uma capacidade instalada mundial de 398 Gigawatts (GW) até o final de 2017, e uma previsão mais otimista de 4.240 GW até 2040, isso representa uma verdadeira corrida na expansão da tecnologia pelo mundo, liderada hoje pelos 5 países abaixo com maior potência acumulada:

  • 1 China – 131 GW
  • 2 EUA – 51 GW
  • 3 Japão – 49 GW
  • 4 Alemanha – 42 GW
  • 5 Itália – 19,7 GW

COMUNIDADE DE COLUNISTAS

Para saber mais sobre o colunista da matéria, clique aqui.

Compartilhe esse post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email

Veja os últimos posts