5 qualidades que as empresas buscam nos profissionais de hoje

5 habilidades que as empresas buscam em um profissional

Um bom currículo já não é suficiente para pleitear um novo cargo em uma empresa. Os recrutadores estão cada vez mais exigentes, e buscam nos profissionais competências que vêm ganhando cada vez mais importância no mercado de trabalho.

“Informações como formação, experiência e segundo idioma ainda são importantes, mas algumas habilidades acabam se destacando e se tornando fator decisivo durante o processo seletivo”, afirma Bianca Machado, gerente da Catho.

Aqui, ela lista 5 competências que as empresas esperam encontrar no seu candidato ideal:

1. Identificação com a cultura da empresa

A cultura de uma empresa é o conjunto de valores, hábitos e crenças estabelecido por ela e compartilhado com todos os membros da organização. Sendo assim, para grande parte dos recrutados, tem se tornado indispensável ter funcionários que compartilhem dos mesmos ideais da instituição e daquilo que ela deseja passar externamente.

2. Proatividade

Com equipes cada vez mais enxutas e a exigência de ofertar serviços de qualidade elevada, as corporações têm vivenciado um grande aumento nas demandas diárias. Ter na equipe funcionários proativos representa grande eficiência de trabalho e maior produtividade. São profissionais que sabem se antecipar às necessidades da empresa, além de estarem preparados para diversos tipos de situação.

LEIA MAIS: Como incrementar a renda com trabalho temporário
No trabalho, brasileiros gastam quase 1 hora por dia em redes sociais

3. Autogestão do conhecimento

Colaboradores que são capazes de administrar seus próprios processos de trabalho, quebrando algumas responsabilidades de gestores e outros níveis hierárquicos, são reconhecidos como profissionais com autogestão de conhecimento. Essas habilidades atraem os recrutadores pois estão conectadas ao conhecimento sobre as fraquezas, emoções, forças e impulsos.

4. Capacidade de trabalhar em equipe

Candidatos que trabalham bem em conjunto tendem a ser mais confiáveis, comunicativos, comprometidos e flexíveis, o que resulta em maiores chances de alcançar resultados efetivos.

5. Domínio de novas tecnologias

Segundo o levantamento “14 carreiras em alta para 2019”, realizado pela Catho, o domínio da tecnologia é a grande exigência do mercado para o ano. Seja em uma nova profissão ou na readequação daquela já existente, essa habilidade é um atrativo para os recrutadores.