7 passos para viver melhor – uma rotina mais saudável e em equilíbrio

7 passos para viver melhor – uma rotina mais saudável e em equilíbrio

Para viver bem é preciso se conscientizar sobre a importância de assumir algumas atitudes que irão ajudar a manter corpo e mente em equilíbrio. Por isso, o Kurotel – Centro Contemporâneo de Saúde e Bem-Estar apoia o manifesto de 7 passos para ter uma vida melhor ilustrados dentro do Global Wellness Day, ou Dia Mundial do Bem-Estar. Eles consistem em: 1- Caminhar 1 hora; 2- Beber mais água; 3- Não usar garrafas plásticas; 4- Comer orgânico, de fonte produzida localmente; 5- Fazer uma boa ação; 6- Jantar com a família e 7- Dormir às 22 horas.

A data, que é celebrada todo o ano no dia 07/06, foi instituída para relembrar hábitos saudáveis em nosso dia a dia, que muitas vezes são esquecidos. Sabendo que a saúde é o bem mais importante, Belgin Aksoy, fundadora do projeto, acredita que este é um momento para refletir sobre as ações, fugir do stress e dos maus hábitos e, assim, encontrar a paz dentro de cada um.

Na ocasião, os profissionais do Kurotel foram convidados a se transformarem em agentes multiplicadores dos sete passos do Dia Mundial do Bem-Estar. Para envolver os participantes, foi criado um novo conceito para trabalhar esses programas internamente, em que cada atividade era equivalente a uma “moeda” chamada de “Life Coin”.

Excepcionalmente neste ano, as Life Coins foram revertidas em “tempo”. O total de pontos foram convertidos em minutos, totalizando 140 horas, válidas para o ano de 2019, que os funcionários do Kurotel utilizaram para divulgar o Mente Viva, um projeto social de iniciativa da médica da casa Dra. Mariela Silveira, que objetiva incentivar a meditação com crianças, incentivando as pessoas a continuarem esta corrente do bem.

A ideia é incentivar as pessoas a praticarem isto no dia a dia e não só na data em que se celebra o Global Wellness Day. Viver de forma saudável e sentir-se bem física e psicologicamente é um dos propósitos da organização. Por conta disso, o Kurotel separou 7 formas de como cumprir os passos propostos em sua rotina:

1. Caminhe durante uma hora

A caminhada diária é, de longe, uma das melhores alternativas para quem busca melhorar a saúde do corpo e da mente de uma só vez. O exercício é leve, prático e não só emagrece como também desenvolve os músculos do corpo, ativa a circulação sanguínea e ajuda a acalmar um pouco o estresse do cotidiano. Ir caminhando para o trabalho é uma opção para tornar a caminhada um hábito.

2. Beba mais água

A água representa de 40 a 80% da composição do corpo humano, é responsável por funções importantes do organismo. As pessoas que bebem menos água podem sofrer de exaustão, falta de atenção e problemas de memória. Uma boa dica é sempre ter uma garrafa de água por perto.

3. Evite usar o plástico

As garrafas de plástico, feitas de resíduos de petróleo, causam inúmeros danos à saúde e ao meio ambiente. Ter sempre uma sacola de pano ao invés de usar sacolas plásticas, não usar canudos plásticos e evitar produtos descartáveis são hábitos que já auxiliam o meio ambiente.

4. Coma comida saudável

É de conhecimento geral os benefícios da alimentação saudável. Para manter a saúde em dia, a alimentação deve ser balanceada e com nutrientes para suprir as necessidades do organismo. Por isso, deve ter consciência ao se alimentar para ter saúde e uma boa qualidade de vida, evitar doenças, ter mais disposição diária e viver mais e melhor.

5. Faça uma boa ação

Ajudar o próximo causa um efeito positivo no próximo, mas também em si mesmo. Fazer uma boa ação para ajudar a tornar o mundo um lugar melhor para viver, aos poucos, muda não sua vida, mas também das pessoas ao seu redor.

6. Jante em família

O estresse e o ritmo acelerado de trabalho, escola, tarefas domésticas, entre outras obrigações, fazem com que não seja fácil almoçar e jantar em família. A união da família e os sentimentos de fraternidade e companheirismo se fortalecem.

7. Durma às dez da noite

Se você considera uma noite de sono com 8 horas de duração excesso de preguiça, saiba o quão importante esse repouso é para o organismo. Afinal, dormir não é só descansar o corpo. Durante esse período, acontecem diversos processos essenciais para o bom funcionamento da memória, limpeza de toxinas e até prevenção de doenças. Durma às 22h para manter sua rotina e sono em dia.

*Por Kurotel

COMUNIDADE DE COLUNISTAS

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