8 benefícios do coworking para grandes empresas

8 benefícios do coworking para grandes empresas

A economia compartilhada é uma das grandes tendências do mundo contemporâneo. Afinal, sustentabilidade e colaboração são ideias a serem cada vez mais valorizadas.

Tanto em relações pessoais quanto profissionais, é certo que compartilhar recursos, como espaço, dinheiro, habilidade e tempo é uma estratégia que veio para ficar, trazendo benefícios a todos os envolvidos. O coworking já é conhecido por reunir profissionais liberais e pequenas empresas, mas é preciso destacar que as grandes marcas também podem operar nesses espaços de maneira eficiente e produtiva.

Pensando nisto, Igor Juaçaba, sócio-fundador da Elephant Coworking – empresa que está reinventado a forma de trabalhar ao desenhar e operar hubs de inovação, coworking e coliving em locais únicos – lista algumas dicas que considera como benefícios às grandes empresas.

1. Possibilidade de contato
Dentro de um coworking, a grande empresa terá a oportunidade de estabelecer laços profissionais e pessoais que farão a diferença para a marca, tornando-a mais preparada para atuar no mercado e superar a concorrência.

2. Maior expansão da marca
Quer melhor aprendizado do que o contato direto e próximo com outras marcas e pessoas? Isso trará aos funcionários uma nova visão de mercado, fazendo com que as oportunidades sejam devidamente aproveitadas – o que é decisivo para a solidificação da empresa, tornando-a referência no mercado.

3. Bom custo-benefício
Quanto custa ter uma sede empresarial própria? Certamente, o valor investido para funcionar em um prédio exclusivo é alto, envolvendo a compra ou o aluguel do imóvel, segurança, água, luz, telefone, mobiliário e diversos outros detalhes. Entretanto, quando aposta em um coworking consegue reduzir bruscamente essas despesas. Isso porque será cobrada apenas uma mensalidade pela utilização do espaço e de toda a sua estrutura, inclusive de secretárias.
Lembrando que a empresa tem toda a flexibilidade para escolher o plano que melhor se encaixa ao seu perfil. Ou seja, pode optar por um pacote diário, semanal, mensal ou semestral, por exemplo.

4. Inteiração com empresas e pessoas de outras áreas
O interessante de um espaço coworking é que pode conhecer de perto seus fornecedores e parceiros de negócio, avaliando questões operacionais e realizando negociações que só o compartilhamento de espaço consegue proporcionar. A grande empresa estará mais próxima desses profissionais e empresas e, assim, poderá planejar estratégias e negociar valores com muito mais facilidade e eficiência.

5. Mais foco para atingir os seus objetivos
Por ser um ambiente de alta produtividade, repleto de profissionais e empresas empenhadas em alcançar o sucesso, a equipe se contagia e passa a agir com mais foco e determinação em prol de suas próprias metas. Em outras palavras, estar próximo de empresas de sucesso pode ajudar o seu negócio a encontrar a inspiração necessária para crescer ainda mais.

6. Estimulo à criatividade dos funcionários
O ambiente de trabalho influencia diretamente na criatividade da equipe. Por isso, as empresas estão apostando em locais que se distanciam do escritório tradicional e geram um clima organizacional positivo e harmonioso. Nesse sentido, não há dúvidas de que o coworking é um espaço de criação. Nesse local, os funcionários absorverão o clima de entusiasmo e liberdade, produzindo mais e pensando em novas ideias e estratégias para a resolução de antigos problemas.

7. Menos estresse e pressão no ambiente de trabalho
Enquanto os escritórios tradicionais podem ser ambientes estressantes, o coworking caminha na direção oposta. Isso acontece devido à flexibilidade de horários e ao próprio clima do local, que é mais leve e dinâmico.
O que se observa é que as grandes marcas podem encontrar nesse espaço exatamente o que precisam para garantir aos seus profissionais as condições necessárias para produzirem e cuidarem de seu bem-estar físico e emocional.

8. Contribui para um mundo mais sustentável
Por fim, é interessante destacar que atuar em um coworking é uma demonstração clara de que sua empresa se preocupa com os impactos de sua atividade no meio ambiente e está cumprindo o seu papel na busca por um mundo mais sustentável. 
Além de contribuir com a natureza, esse tipo de estratégia gera um diferencial no mercado. Afinal, o consumidor contemporâneo valoriza iniciativas sustentáveis e cria vínculos com empresas que demonstram preocupação social e ambiental.

COMUNIDADE DE COLUNISTAS

Para saber mais sobre o colunista da matéria, clique aqui.

Compartilhe esse post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email

Veja os últimos posts

Gente ajudando Gente!

Gente ajudando Gente! Nesse momento o mais importante é a união. Muitos de nós estão passando por momentos difíceis (emocional, depressão e financeiro). Precisamos nos

Continuar Lendo »