9 dicas para você conseguir dormir melhor

9 dicas para você conseguir dormir melhor

É comum ouvirmos as pessoas dizerem que dormem no máximo cinco ou seis horas por dia, ou por falta de tempo ou por alegarem não sentirem tanto sono. Mas, muitas pesquisas afirmam que é preciso descansar por pelo menos sete, de preferência oito horas ou mais por dia.

Um sono profundo e reparador é necessário para a nossa saúde. É através dele que obtemos o bem-estar físico e psicológico, restabelecemos as energias perdidas durante o dia e rejuvenescemos as nossas células, além de fortalecermos nossas defesas e, com isso, melhorarmos o nosso sistema imunológico.

O que fazer para dormir melhor

  • Os esportes são atividades recomendadas para o bom funcionamento do organismo e devem ser feitos sempre que possível. Mas, não os pratique até quatro horas antes de ir para a cama.
  • No jantar, faça refeições mais leves e não consuma alimentos que irão pesar no estômago. Não se deite após comer, mesmo que seja para assistir TV. Para facilitar a digestão, faça uma caminhada leve. Além disso, ajuda você a relaxar o corpo e a mente.Que tal um passeio a dois ou levar seu cachorro para caminhar?
  • Não beba café, chá preto ou refrigerante de refrigerante no jantar ou nas horas próximas de dormir, pois estas bebidas são estimulantes e nos fazem perder o sono. O tabaco também é uma substância estimulante, por isto, não fume aproximadamente duas horas antes de dormir.
  • Tome um banho morno antes de deitar, para relaxar. Se tiver banheira, prepare um banho de imersão.
  • Não durma com a TV ou o rádio ligados. Muitas pessoas dizem que o som os ajuda a relaxar, mas a verdade é que o sono neste caso não será profundo. Prefira música leve ou um bom livro, estas sim são formas de relaxar e levar você a um sono reparador.
  • O sexo antes de dormir é benéfico, pois acalma e relaxa o organismo, provocando sono reparador.
  • Acorde todos os dias no mesmo horário, de preferência também nos finais de semana. Esta prática fará com que você também tenha sono nos mesmos horários. A rotina faz bem ao organismo. Faça isso mesmo nos dias em que você se deitou tarde.
  • Se o seu colchão não for confortável ou estiver na hora de trocá-lo, é preciso comprar um novo, para evitar dores nas costas e acordar mais cansado do que quando dormiu. O mesmo vale para os travesseiros!
  • Não leve trabalho para a cama. Procure não pensar no que fazer no dia seguinte nem em algo que esteja ocupando seus pensamentos durante o dia. Apague as luzes e relaxe!

Se mesmo assim, você ainda não tiver sono, levante-se e procure um lugar calmo. Só volte pra a cama quando for dormir novamente. Aproveite para tomar um copo de leite morno com mel.