A hora do sono é sagrada, aproveite cada minuto

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A hora do sono é sagrada, aproveite cada minuto

A hora do sono é sagrada, aproveite cada minuto. Dormir afeta diretamente o bem-estar físico e mental de qualquer pessoa.

Uma boa noite de sono é tão importante para a manutenção da saúde quanto fazer atividades físicas e ter uma alimentação equilibrada.

Mas, para algumas pessoas o merecido descanso parece ser um objetivo impossível de alcançar, o que é preocupante já que a curto prazo a privação do sono pode causar:

  • falta de energia,
  • queda de produtividade,
  • problemas emocionais,
  • atrapalhar o processo de regulação de hormônios que acontecem durante o repouso.

Já a longo prazo, pode aumentar o risco de doenças como obesidade, diabetes, colesterol alto, hipertensão e, até mesmo, perda crônica da memória.

Porém, ficar as 8 horas recomendadas na cama não garante que o descanso terá um impacto positivo no seu dia.

A qualidade do descanso depende de outros fatores, como hábitos e opções de estilo de vida.

Segundo a Renata Federighi, consultora do sono da Duoflex, para manter a saúde em dia e acordar com disposição é necessário que o corpo descanse o suficiente e, principalmente, que o repouso da noite seja de qualidade.

“Mais importante que a quantidade de horas dormidas é a qualidade do sono, que precisa passar por todos os estágios necessários para a recuperação das energias”, explica.

A especialista dá algumas dicas para manter o sono em dia e maximizar a qualidade das horas dormidas.

SINCRONIZE O SEU RELÓGIO INTERNO

De acordo com a consultora, todos nós possuímos um relógio biológico interno que sofre influência de acordo com a variação da luz.

Mais precisamente, pelo nascer e o pôr do sol. É por isso que dormimos à noite.

Mas os “relógios” de algumas pessoas são mais atrasados do que outros.

“Entrar em sincronia com o ritmo circadiano é uma excelente estratégia para otimizar o sono”.

Manter um horário regular para dormir, vai trazer um repouso revigorante, mais do que dormir a mesma quantidade de horas em momentos diferentes do dia, explica Renata.

Para sincronizar esse “relógio” o ideal é sempre dormir e acordar no mesmo horário, mesmo nos finais de semana, estabeleça uma rotina para o seu sono e nada de cochilar mais do que 20 minutos durante o dia.

FIQUE ATENTO COM OS HÁBITOS ALIMENTARES

Também é importante evitar o consumo de alimentos gordurosos e bebidas estimulantes, principalmente nas horas que antecedem a repouso.

“Durante o dia se atente ao consumo de cafeína. Ela é uma substância estimulante do sistema nervoso central”.

Em doses moderadas produz ótimo rendimento físico e intelectual, com aumento da capacidade de concentração e agilidade nos estímulos sensoriais.

Por outro lado, doses elevadas podem causar ansiedade, nervosismo, tremores musculares, taquicardia, zumbido e aumento do estado de vigília, comprometendo o sono.

Além disso, o café age no organismo até oito horas depois do consumo, alerta.

Comer muito durante a noite também atrapalha a qualidade do sono.

“Tente fazer a hora do jantar mais cedo e evite uma alimentação pesada em até duas horas antes de dormir”.

Alimentos condimentados ou ácidos podem causar problemas estomacais e azia, completa a especialista.

FAÇA EXERCÍCIOS DIÁRIOS, MAS NO HORÁRIO CERTO

As pessoas que se exercitam regularmente dormem melhor a noite e se sentem menos sonolentas durante o dia.

A atividade física ajuda a melhorar os sintomas de insônia e aumenta a quantidade de tempo nas fases profundas e restauradoras do sono.

Para aproveitar todos os benefícios do exercício e dormir melhor, o ideal é programa-los.

“Atividades físicas aceleram o metabolismo, elevam a temperatura corporal e estimulam hormônios como o cortisol”.

Por esses motivos tente terminar os treinamentos pelo menos três horas antes de dormir, explica a consultora.

PREPARE O QUARTO PARA DORMIR

Deixar o ambiente silencioso e bem escuro é uma estratégia perfeita para que seu corpo consiga entrar em um sono profundo e restaurador.

Portanto, luzes baixas e nada de eletrônicos nos minutos que antecedem a hora de dormir.

O excesso de iluminação passa a mensagem de que cérebro precisa permanecer alerta, comprometendo a qualidade do descanso e o despertar no dia seguinte.

CONTROLE SUA EXPOSIÇÃO A LUZ

A luz influência diretamente na produção da melatonina, um hormônio que ajuda a regular o ciclo sono-vigília.

A luz durante o dia, vai ajudar o despertar, fazendo o corpo entender que é hora de acordar.

“O ser humano está programado para se sentir revigorado na presença de uma iluminação clara, particularmente na luz natural, portanto, abra as cortinas e deixe a luz do sol invadir o quarto assim que você sair da cama”, comenta.

Durante a noite a luz deve ser evitada.

“O indicado é reduzir a intensidade da luz por um período de, no mínimo, 30 minutos ante de dormir, e se possível evitar levar o aparelho para próximo da cama”, finaliza.

PRESTE ATENÇÃO NA POSTURA DURANTE O SONO

Uma dica valiosa para garantir noites confortáveis e bem dormidas é escolher um travesseiro que se adeque a você.

“Confira o conforto e veja se está de acordo com o seu biótipo, para garantir o preenchimento completo do espaço existente entre a cabeça e o colchão e o consequente alinhamento postural”.

Escolher um bom colchão também é essencial para que você durma bem e acorde com mais facilidade e disposição pela manhã, finaliza.

Por Redação

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