A importância de estabelecer horários para uso da tecnologia

A tecnologia chegou para nos auxiliar. Com ela tudo ficou mais fácil, desde nos manter mais perto de nossa família e amigos, até trabalhar de qualquer lugar. Mas o que devemos pensar e ter consciência é do tempo que ficamos utilizando todos as tecnologias possíveis e o quanto isso pode ser prejudicial para nossa saúde e para o convívio social.

Tem coisa mais chata do que você sair com seu amigo para conversar e ele ficar o tempo todo atualizando o Facebook pelo celular, sem nem te olhar na cara? Quando chega nesse ponto, precisamos pensar se esse uso excessivo é normal ou se já está virando algo doentio.

Mas e o que fazer para que essa situação melhore? Tente organizar seu tempo de forma que não prejudique sua vida pessoal, por exemplo. Se a tecnologia é utilizada durante o trabalho, ela não deve chegar ao ponto de atrapalhar o convívio com a família.

Trabalho x vida familiar: o que fazer?

Com a facilidade de ser encontrado em qualquer lugar graças ao celular, a barreira entre família e trabalho diminuiu. Se você fica à disposição pelo celular ou e-mail fora do horário de expediente, pode ser que você tenha uma pendência do trabalho para resolver no momento em que for dar atenção ao seu filho.

Tente conversar com seu chefe e dizer que você quer descansar quando estiver fora do ambiente de trabalho. Claro que dependendo de sua profissão, em situações de emergência você será acionado, mas tente se adaptar para não te ligarem por qualquer motivo.

Mas e quando sua família te procura em pleno horário de expediente, o que fazer? Outra situação delicada. Será que quando te ligam realmente é para resolver um problema ou é apenas para conversar? Isso está te atrapalhando? Uma boa dica é aproveitar o horário de almoço para resolver essas pendências. É um horário até ideal caso você precise ir até sua casa ou para algum lugar específico resolver seu problema pessoal. Então tente conversar com sua família para ela te procurar no celular somente durante o horário de almoço ou se for algo urgente.

E com as crianças

Outro ponto que necessita grande atenção dos pais é o uso da tecnologia pelas crianças. Se não é saudável para a gente, imagina para elas. Ficar o dia inteiro na internet, jogando ou mexendo em sites pode até ser educativo, mas é necessário um limite.

Toda criança precisa andar de bicicleta, se sujar, jogar bola e conhecer mais o mundo lá fora. Então converse com seu filho e faça com que ele utilize as tecnologias algumas horas por dia e não esqueça de fazer os trabalhos da escola nem de curtir um pouco com você.

Comentários