Agências de viagem veem oportunidades no turismo LGBTI

28

O constante crescimento do turismo voltado ao público LGBTI – só em 2017 foram 7 trilhões de dólares gastos por esse público – foi um dos temas discutidos na Vila do Saber, no segundo dia da 46ª ABAV Expo Internacional de Turismo e 50º Encontro Comercial Braztoa.

Segundo Ricardo Gomes, presidente da Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil, o importante é entender sobre este universo. “O maior erro das agências é colocar esse público em uma mesma caixa e tentar oferecer produtos como se todo gay gostasse da mesma coisa”. Recentemente, a Câmara firmou um contrato com a Embratur e o Ministério do Turismo por cinco anos para promover no Brasil esse comércio, assim como conscientizar por meio de cursos e palestras os profissionais da área. “Esse acordo é a notícia mais importante da história do turismo LGBTI. Estamos jogando sementes dentro das empresas, para, num futuro próximo, termos um mercado sem preconceitos e que o público-alvo se sinta confortável”.

Cada vez mais é preciso entender que a diversidade é extremamente fundamental para qualquer negócio. A comunidade é muito engajada, logo, empresas que levantam a bandeira e proporcionam essa diversidade saem na frente na hora de serem escolhidas como parceiras. “Não existe um destino certo e nem um pacote de ofertas para trabalhar com esse público. O que precisamos aprender está localizado nos pequenos detalhes e no respeito que temos que imprimir em todas as nossas ações. Seja para oferecer um cruzeiro gay ou uma viagem à Rússia, somos responsáveis por proporcionar o bem-estar aos nossos clientes” disse Ricardo.

A ABAV Expo ocorre de 26 a 28 de setembro no Anhembi (SP), das 12h às 20h.

 Sobre a ABAV Expo

Realizada pela ABAV Nacional, a ABAV Expo é a maior e mais importante feira de negócios de Turismo do Brasil. O evento contribui de maneira decisiva para a consolidação de negócios entre empresas dos cinco continentes e favorece toda a cadeia produtiva global do Turismo, ao atrair a participação massiva de agentes de viagens e outros profissionais do setor, dos mais diversificados nichos de mercado, além de compradores convidados, nacionais e internacionais.

Entre os expositores estão companhias aéreas brasileiras e estrangeiras; os mais expressivos operadores de turismo; empresas de cruzeiros marítimos e de segmentos especializados, como Corporativo, MICE (Meetings, Incentives, Conferences, Exhibitions), Luxo e LGBT; os principais meios e redes de hospedagem; locadoras de veículos; equipamentos turísticos, e fornecedores de soluções de tecnologia voltadas ao setor, além de representações de destinos e órgãos oficiais de turismo.

Em 2018, a 46ª ABAV Expo Internacional de Turismo e 50º Encontro Comercial Braztoa será realizada de 26 a 28 de setembro no Anhembi (SP).