Ouvir Pausar

Saúde

ALERTA PARA OS HOMENS : TOFU

Também o excesso de gordura do queijo é promotor da carcinogênese e o excesso de caseína (proteína do queijo) é cancerígeno. 

ALERTA PARA OS HOMENS : TOFU
Imagem : Reprodução Internet

De acordo com a AICR (American Institute for Cancer Research – Instituto Americano de Pesquisa sobre o Câncer), em seu segundo relatório em 2007 e terceiro relatório em 2018, e de acordo com o CUP (Continuous Update Project – Projeto de Atualização Contínua) em 2014, 50g de queijo ou 200g de leite (um copo grande) aumentou em cerca de 10% o risco de câncer de próstata. Os mecanismos são que esses alimentos aumentam no sangue o hormônio do crescimento, IGF-1 (Insuline Growth Factor – Fator de Crescimento semelhante à Insulina), relacionado ao crescimento do câncer.

Também o excesso de cálcio desses alimentos inibe a conversão de vitamina D em D3, que é antiproliferativa para a próstata. Convincentemente, as pessoas altas têm mais câncer de próstata, mas não é a altura que causa o câncer, e sim o que levou ao crescimento – o IGF-1 do leite. Também o excesso de gordura do queijo é promotor da carcinogênese e o excesso de caseína (proteína do queijo) é cancerígeno. 


Por outro lado, o tofu (também conhecido como queijo de soja) é considerado um alimento anticâncer de próstata por conter isoflavonas que induzem à morte das células cancerosas. Usado parcimoniosamente, pode ser o substituto ideal para o queijo.

Na prática, o tofu pode ser adquirido em lojas de produtos japoneses ou em supermercados, patê de tofu orgânico com vários temperos, marca Ecobrás. Se adquirirmos o tofu natural, sem tempero, poderá ser batido no liquidificador com temperos.


Para o homem deixar o consumo de leite, queijo e manteiga, deverá em contrapartida substituir o arroz branco pelo integral e os pães, massas em geral feitas com farinha de trigo refinada, pelos feitos com farinha de trigo integral, mais rica em nutrientes e em substâncias anticâncer. Outra opção é o patê de grão de bico, conhecido como homus, para rechear os sanduiches.  


O toque retal e a determinação do PSA são feitos para o diagnóstico precoce do câncer de próstata, mas não para preveni-lo. Para tanto, são fundamentais essas mudanças alimentares.

 
Maiores informações podem ser encontradas em nosso livro, intitulado Oncologia Nutricional, que pode ser adquirido por meio do site www.fapesbooks.com.br.   

Dr.  Sidney Federmann   

Acompanhe-nos nas Redes Sociais:

https://www.instagram.com/revistanovafamilia 

https://www.facebook.com/revnovafamilia

https://www.linkedin.com/in/revistanovafamilia/

https://www.youtube.com/user/revistanovafamilia