Aliando viagem e gastronomia, com a chef Helena Rizzo

134

Aliando viagem e gastronomia, chef Helena Rizzo cria receita especial que enaltece ingredientes típicos do Brasil

Pesquisa mostra que 40% dos brasileiros pretendem conhecer um destino com o objetivo de experimentar a culinária local. A pedido da Booking.com, chef estrelada do famoso restaurante Maní se inspira em um ingrediente simples, encontrado em todo o Brasil, para criar um risoto que pode ser feito por qualquer viajante

Não importa em qual canto do Brasil você estiver. Seja durante uma viagem para o Nordeste, Sul ou Centro-Oeste brasileiro, você vai se deparar com um ingrediente abundante em nossa terra, cultivada desde os tempos indígenas: a abóbora. Pensando na gastronomia local e no fato de que 40% dos viajantes brasileiros pretendem experimentar mais comidas regionais em 2018, a Booking.com, líder mundial em conectar os viajantes com opções incríveis de lugares para ficar, convidou a renomada chef Helena Rizzo, do Restaurante Maní, em São Paulo, para se inspirar nos ingredientes brasileiros, incluindo a abóbora, e criar uma receita que pudesse ser feita de maneira rápida e simples por qualquer viajante que esteja passeando por terras brasileiras (e estrangeiras também, por que não?).

Inclusive, uma dica que a chef Helena Rizzo dá aos viajantes é que, se bater aquela vontade de cozinhar durante a viagem, dê preferência aos cultivos locais, encontrados em feiras de ruas e sacolões da cidade. “São nesses estabelecimentos onde se pode escolher hortaliças bem cultivadas (sem uso de agrotóxicos), realmente sazonais (quando estão mais saborosas e saudáveis), sem edição (porque há variedades não encontradas no supermercado) e comprar da mão de quem os plantou”, sugere.

Portanto, caso você esteja hospedado em um apartamento ou quarto de hotel com cozinha equipada e queira botar a mão na massa e preparar um jantar elegante, usando um ingrediente fácil de encontrar e muito acessível, aqui está a receita perfeita criada pela chef Helena Rizzo.

Risoto de abóbora e abobrinha
(serve 4 pessoas)

Ingredientes:

– 1 kg de abóbora (de pescoço, kabochan ou moranga) sem a casca e cortada em pedaços
– 200 g de abobrinha cortada em cubinhos de 1cm
– 30 ml de azeite de oliva
– 1 cebola picada
– 250 g de arroz arbório
– 100 ml de vinho branco seco
– 1l de caldo de legumes
– sal
– noz moscada
– 50g de manteiga
– 50g de parmesão ralado
– 10g de salsinha picada

Modo de preparo:

Passar os pedaços de abóbora pela centrífuga para extrair o suco (se não tiver centrífuga, cortar a abóbora em pedaços menores e bater no liquidificador para fazer um suco, coar). Reservar.
Aquecer bem uma frigideira antiaderente. Colocar um fio de azeite de oliva e dourar os cubinhos de abobrinha. Reservar.
Em uma panela, aqueça o azeite de oliva e doure a cebola picada. Acrescente o arroz e refogue bem. Junte o vinho branco e mexa até o álcool evaporar. Cubra o arroz com o suco de abóbora. Mexa sempre e vá acrescentando aos poucos o caldo de legumes, à medida que o arroz for secando.tempere com sal e uma pitada de noz moscada.
Quando os grãos estiverem al dente, acrescente os cubinhos de abobrinha e mexa mais um pouco. Retire do fogo e junte a manteiga, o parmesão ralado e a salsinha picada. Emulsione bem. Sirva imediatamente e, se quiser dar um toque especial, finalize com algumas folhas de manjericão e sementes de abóbora torradas.