Aline dos Santos Rocha, Para-atleta brasileira, 4ª do mundo na maratona

1063
Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

A viagem era mais uma entre tantas que Aline dos Santos Rocha fazia entre Xanxerê e Campos Novos, no interior catarinense, para visitar alguns de seus familiares.

Com 15 anos na época, ela sonhava se tornar médica. Ao esporte, quem diria, tinha aversão. “Quero fugir de educação física”, costumava dizer na escola.

Tudo mudou, contudo, no momento em que seu irmão, Leandro, que dirigia o carro, tentou passar um caminhão e avistou um carro.

O motorista, que vinha no sentido oposto, teve a mesma ideia: sair para o acostamento. A colisão foi frontal.

Aline sofreu lesão medular e perdeu os movimentos das pernas.

O acidente tirou dela a ambição de se tornar uma médica. A adolescente só não caiu em depressão graças à apoio de amigos e familiares.

Aline achou guarida justamente no campo que mais desprezava, o esporte. Em 2009, quatro anos após o acidente, ela foi conhecer uma associação esportiva para cadeirantes.

De início, não deu muita bola, porém baixou a guarda e tentou o atletismo.

“Em menos de três meses participei da primeira competição [em Santa Catarina], conquistei três medalhas de bronze e me apaixonei”, comenta hoje a paranaense, com 25 anos.

Aline se especializou em corridas de longa distância em cadeira de rodas.

Há dois anos, atrás de alta performance, ela se mudou para São Caetano do Sul, na Grande São Paulo, com o marido, Fernando Orso, que também é seu treinador.

Nesta temporada, obteve classificação para disputar três provas nos Jogos Paraolímpicos do Rio, os primeiros da carreira: os 1.500 m, os 5.000 m e a maratona –prova na qual Aline é, atualmente, quarta colocada no ranking mundial.

A batida de uma década atrás a transformou –segundo ela, para melhor.

“O acidente pode ter me tirado a capacidade de andar, mas o esporte me deu asas. E hoje eu voo pelo mundo inteiro”, conta.

 Aline dos Santos Rocha, atleta Paralímpica


A Equipe Nova Família, em homenagem a atleta Aline dos Santos Rocha.
Dia 22 de setembro, Dia Nacional do Atleta Paralímpico
Dia 21 de setembro,
Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

Agradecimento: Folha de São Paulo
Artigo publicado em 05/09/2016
GUILHERME ZOCCHIO
MATEUS SILVA ALVES
PAULO ROBERTO CONDE
DE SÃO PAULO