Aprendizados em meio a maior pandemia do século XXI

Aprendizados em meio a maior pandemia do século XXIúde (6)

Aprendizados em meio a maior pandemia do século XXI

Aprendizados em meio a maior pandemia do século XXI. E de um dia para o outro, tudo mudou. No futuro, vamos lembrar do mês de fevereiro de 2020 como o início da pandemia do novo Coronavírus no Brasil. Foi um momento de medo, falta de conhecimento sobre a doença como um todo e principalmente muita incerteza para todos. A área da Saúde entrou nos holofotes de uma forma inédita.

A busca por informações, tornou-se parte da rotina diária de milhões de pessoas. De acordo com o Google, maior e mais conhecido site de buscas do mundo, as principais pesquisas desde o início da quarentena no país, foram relacionadas a origem da pandemia, prevenção e transmissão da doença.

Em situações jamais vividas, ou que representem algum tipo de ameaça, o ser humano hesita, tenta analisar a situação e as informações disponíveis, para aí então, tomar uma decisão buscando o acerto. Nós, da Saúde, não pudemos hesitar em nenhum momento e tenho muito orgulho de ser a terceira geração no comando de um Grupo de Saúde com mais de cem anos de história.

E por isso dividirei brevemente como agimos no enfrentamento da Covid-19 e os aprendizados que ficarão para sempre gravados em nossa trajetória. Logo quando houve a confirmação do primeiro caso no Brasil, foi criado um Comitê de Crise para assuntos relacionados à Covid-19. Precisávamos de um ponto de partida que embasasse nossos próximos passos.

Elaboramos modelos estatísticos que nos auxiliaram nas previsões de internações de paciente com o novo coronavírus, considerando características epidemiológicas dos beneficiários, como idade, comorbidades e risco de internação.

O segundo passo foi separar os atendimentos – pacientes com suspeita de Covid e demais enfermidades/emergências – e criar fluxos diferentes, tanto no Pronto Socorro, quanto nos andares de internações e terapia intensiva. Prezamos por garantir a capacidade e qualidade do atendimento para todos os beneficiários com ou sem sintomas da doença.

Em paralelo aos adequamentos da infraestrutura, adquirimos equipamentos hospitalares importantes, como respiradores e monitores cardíacos e desenvolvimento de protocolos terapêuticos para COVID-19. Montamos também um time de médicos especialistas na intubação orotraqueal utilizando tecnologia de ponta, como videolaparoscópicos.

Entendemos que respeito faz parte de cuidar e tanto nossos beneficiários, quanto a comunidade que estamos inseridos, precisava de total transparência nas informações. Por isso, optamos por compartilhar diariamente boletins com números de pacientes atendidos em nosso Pronto Socorro (Covid e não Covid) e outras informações relacionadas ao combate à doença.

Para acolher as dúvidas dos nossos beneficiários, criamos um site e canal de atendimento exclusivos sobre informações e orientações de saúde Covid-19, campanhas de marketing, envio de e-mail marketing e SMS com caráter educativo. Usamos a telemedicina e teleatendimento a favor do nosso beneficiário para minimizar o distanciamento dos familiares de nossos pacientes, estruturamos o boletim médico família com a preocupação em acolhimento e humanização, através de videoconferência.

Médico e a família ficam mais próximos e nos pacientes já recuperados do estado crítico, um psicólogo realiza vídeo chamada na UTI com paciente e familiares.
Proteger nossa corajosa força de trabalho também foi prioridade, então devido ao cenário de escassez dos recursos hospitalares, rapidamente planejamos a aquisição de insumos considerando margem de segurança e análises concisas de dados de estoque em tempo real e revisão de manejo de estoque.

Expandimos nosso portfólio de fornecedores e ampliamos o espaço físico para armazenamento dos insumos comprados. Diariamente são realizados diálogos de segurança pela equipe de Segurança do Trabalho com o objetivo de aumentar a adesão ao uso dos EPIs (Equipamento de proteção individual) e garantir a técnica segura na paramentação e desparamentação.

Outra ação importante foi o afastamento imediato dos colaboradores que faziam parte do grupo de risco e foi necessário aumentar nossa força de trabalho através de novas contratações de forma rápida. Adquirimos dois túneis de desinfecção que garantem diariamente a segurança do colaborador na entrada e saída da empresa.

Outro fator importante é que a Instituição não realizou nenhuma demissão, nem reduziu salários, garantindo a sustentabilidade das famílias dos colaboradores. Implantamos uma triagem COVID para os colaboradores com aferição de temperatura e reconhecimento de sintomas, que garante de forma precoce o acolhimento e tratamento do colaborador.

Também fornecemos gratuitamente máscaras de proteção para o colaborador se proteger no trajeto até sua casa. Sem deixar de lado a saúde emocional dos colaboradores, criamos um espaço específico para acolhimento e disponibilizamos psicólogos especializados para este momento.

Olhando para trás, foram decisões acertadas e a maior lição que levaremos dessa pandemia é que ou lutamos juntos, ou falharemos como indivíduos. A todos os colaboradores e profissionais na área de Saúde, meu profundo respeito e agradecimento. Sairemos mais fortes e preparados dessa situação. Estamos todos lutando pelo bem comum e venceremos juntos.

*Por Valdir Ventura – CEO do Grupo São Cristóvão Saúde

Nos acompanhe nas redes sociais:

https://www.instagram.com/portalnovafamilia/

https://www.facebook.com/revnovafamilia

https://www.linkedin.com/in/revistanovafamilia/

https://www.youtube.com/user/revistanovafamilia

COMUNIDADE DE COLUNISTAS

Para saber mais sobre o colunista da matéria, clique aqui.

Compartilhe esse post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email

Veja os últimos posts

Dona Felicidade

Dona Felicidade. Diário da pandemia, entramos na fase verde! Significa que após 7 longos meses vou sair de casa, ainda com muito cuidado e apreensão,

Continuar Lendo »