Aquele seu traje de festa bonito o ano todo, tem como!

Aquele seu traje de festa bonito o ano todo, tem como! Finos, delicados, de alta costura, com pedrarias e bordados. Essas e outras características estão

Aquele seu traje de festa bonito o ano todo, tem como!

Aquele seu traje de festa bonito o ano todo, tem como! Finos, delicados, de alta costura, com pedrarias e bordados.

Essas e outras características estão nos vestidos de festa e, justamente pela delicadeza da composição, alguns cuidados são essenciais para manter a sofisticação e qualidade do vestido, seja durante ou depois da festa.

PRIMEIRO DE TUDO, FIQUE ATENTO À ETIQUETA.

“Tecidos diferentes exigem atenção, inclusive no que se refere à cor e às fibras”.

Peças como cetim e seda são muito delicadas e precisam de um cuidado especial, por exemplo.

Essa variedade de tecidos faz com que a leitura da etiqueta seja mais que necessária, porque qualquer detalhe pode ser crucial para a qualidade da roupa, explica Ricardo Monteiro, especialista em higienização e gerente operacional da Quality Lavanderia.

EVITE O USO DE MÁQUINAS!

Mesmo que a máquina tenha a função “roupas delicadas”, não é recomendável por um vestido de festa, principalmente se tiver bordados ou pedrarias.

O ritmo de processo de lavagem de uma máquina pode danificar os adereços da roupa e até mesmo rasgar o tecido.

É importante ficar atento em como a pedraria está inserida na roupa, há casos em que algumas são coladas e não costuradas, por isso saem com muita facilidade ao contato com a água, comenta Monteiro.

SE MANCHAR DURANTE A FESTA, LIMPE COM ÁGUA FRIA IMEDIATAMENTE.

Se demorarmos muito para lavar a mancha, ela se fixará com mais rigor nas fibras do tecido, tornando mais difícil a sua remoção.

“Quanto menos tempo a mancha ficar exposta na roupa, mais fácil será sua remoção”.

Quando limpamos a mancha de imediato, utilizando somente água fria para retirar o excesso, muitas vezes podemos remover praticamente toda a mancha.

Caso ainda reste algum resíduo, ele sairá com facilidade quando a peça for lavada posteriormente, detalha Monteiro.

OPTE PELA LAVAGEM A SECO.

A limpeza a seco é ideal para roupas muito pesadas ou muito delicadas, como é o caso dos vestidos de festa, ternos, seda e lã.

A técnica de limpeza a seco seja ela com solvente sintético ou natural à base de água, com a ajuda de produtos químicos biodegradáveis e de produtos tira manchas de última geração, proporciona uma limpeza superior aos tecidos.

Mas qual a principal vantagem?

“O principal benefício dos processos de limpeza a seco é manter as fibras íntegras, diminuindo o desgaste das peças, ou até o encolhimento das mesmas, preservando as fibras e as cores por mais tempo, aumentando, dessa forma, a vida útil das roupas”.

É um tipo de limpeza que diminui o desgaste do tecido durante os processos de lavagem com o passar do tempo, relata Monteiro.

NUNCA GUARDE OS VESTIDOS DOBRADOS.

Mantenha o vestido em cabide, pendurado pelas tiras presentes nas costuras, que são destinadas a isso.

Os vestidos pendurados não terão a estrutura danificada. E também, coloque-os em capas protetoras, como as em TNT.

“Mesmo alocados no guarda-roupa, os vestidos podem absolver sujidades e formar manchas, principalmente se guardados por muito tempo, por isso é importante mantê-los protegidos”.

Caso não tenha a capa, uma dica é pendurar o vestido do avesso, assim evita o contato direto, finaliza Monteiro.

Por Redação