As principais profissões que a internet criou

woman-3190829_1280

Por MB Peco medija

Desde o surgimento da internet na década de 90 muita coisa mudou. Hoje, tudo o que fazemos tem alguma relação de dependência com ela e somos cada dia mais digitalizados. Com esses avanços tecnológicos, novas profissões surgiram e outras estão surgindo a cada mudança tecnológica, gerando empregos que muitas pessoas nem sabem o que são ou o que fazem. Abaixo listamos as principais profissões que a internet criou:

IMAGE SOURCE: https://unsplash.com/

Web Designer e Programador

Hoje em dia toda a empresa, sem importar o seu porte, precisa de um web designer, já que para existir dentro da internet é preciso de um site e quem vai dar a cara dele é esse profissional, ele vai elaborar o layout com todos os elementos que compõem a aparência de um site e de acordo com as características da empresa. Esse profissional pode se especializar em diversas áreas do conhecimento criando layouts para outros produtos digitais, tais como: jogos, e-books, aplicativos, programas e outros. Enquanto o web designer trabalha com a aparência da internet, o programador trabalha com a linguagem dela, fazendo o trabalho dos bastidores e garantindo que o site funcione corretamente, como também em todas as outras plataformas na web. Esse profissional também pode criar softwares, que são programas para as mais diversas soluções. O programador é altamente especializado e qualificado, tendo uma alta demanda dele dentro do mercado de trabalho atual, e com um salário inicial na média de R$3.000 por mês. Além disso, ele também tem o importante papel de trabalhar tanto com mobiles, criando diversos tipos de aplicativos os quais facilitam a vida de todos os seus usuários, como também no segmento de segurança na internet, que é essencial para o funcionamento correto dos diversos serviços disponíveis na mesma. Os desenvolvedores mais destacados são aqueles que implementam as soluções mais inovadoras, em segmentos como Inteligência Artificial ou apresentação criativa de dados, por exemplo através de ilustrações interativas.

IMAGE SOURCE: https://unsplash.com/

Apresentador online

Esta profissão ainda está em desenvolvimento, mas hoje em dia dá para trabalhar como apresentador online facilmente. Para isso é necessário um computador com bons áudios e vídeos, uma boa conexão com a internet, e a habilidade de se comunicar. Na área de jornalismo, esse profissional tem sido bastante exigido para poder apresentar notícias e programas específicos para a internet, no qual o canal digital funciona com um canal de televisão tradicional. Um exemplo é o canal da edição 2017 do Rock in Rio no YouTube, que transmitiu os shows desse festival ao vivo online. Uma das indústrias que também se aproveita desse profissional é a de jogos online, como por exemplo em cassinos virtuais, como os da Betway.Neste caso o live dealer pode dar as cartas em um jogo de blackjack ao vivo ou lançar a roleta para usuários no mundo inteiro. Esses profissionais também podem incluir os vloggers, ainda mais com a criação das ferramentas como Facebook, Instagram, YouTube e Twitter. O MdeMulher tem uma lista com os vlogueiras mais famosas no Brasil, entre elas a Niina da Niina no Brsail, que tem mais de 1.5 milhões de seguidores e faz shows ao vivo no seu canal beleza e lifetsyle no YouTube.

IMAGE SOURCE: https://unsplash.com/

Influenciador digital

Os influenciadores digitais são profissionais que divulgam diversos tipos de conteúdo em “redes sociais”, tais como blogs, canais no YouTube e Instagram (os vloggers citados acima muitas vezes também são influenciadores, já que são formadores de opinião). Esses profissionais geralmente se especializam num segmento, tornando-se referência no assunto, por isso geram influência sobre outros usuários, os quais são seus seguidores no meio digital. Não existe uma formação acadêmica para esse profissional, que tem que ser bom em comunicar-se de uma maneira geral. Os influenciadores digitais precisam ter um mínimo de 10 mil seguidores, mais ou menos. No Brasil, os principais influenciadores digitais apresentam mais de 1 milhão de seguidores. Uma das maiores influenciadoras digitais brasileiras, Gabriela Pugliese, começou postando fotos de suas marmitas e das suas séries de exercícios diários no Instagram. Alguns anos e milhões de seguidores depois seu nome se tornou não só sinônimo de vida saudável e qualidade de vida como também um negócio extremamente bem-sucedido.

Todos os profissionais listados acima estão sempre se atualizando, já que a internet é atualizada diariamente. O mercado de trabalho que a rede criou é criativo, inspirador e motivador, unindo profissionais do mundo inteiro com equipes bastante globais e ferramentas internacionais. Esse universo é para quem gosta de se comunicar de alguma forma.