Até 2060, estima-se que o Brasil será um país de idosos

ate-2060-estima-se-que-brasil-sera-um-pais-de-idosos



De acordo com estudos realizados pelo Ministério da Saúde e pelo IBGE, a população brasileira ficará estagnada pela queda no número de nascimentos

Não é nenhuma novidade que a mulher moderna está cada vez mais preocupada com sua carreira, desenvolvimento e crescimento profissional, do que há alguns anos, quando o futuro das mulheres era sempre o mesmo: casar, ter filhos e cuidar da família. De acordo com o estudo “Saúde Brasil”, do Ministério da Saúde, as brasileiras estão, cada vez mais, esperando chegar até os 30 anos ou mais para ter o primeiro filho, especialmente aquelas que possuem nível mais avançando de escolaridade.

Segundo o estudo, o percentual de mães na faixa etária de 30 anos cresceu nas últimas décadas, passando de 22,5% em 2000, para 30,2% em 2012. Em relação às mulheres com menos de 19 anos que tiveram filhos, teve queda de 23,5%, para 19,3%.

Esses números, no entanto, revelam que a população brasileira está envelhecendo em ritmo acelerado e a preocupação do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) é que esse fator ocorre junto com a redução do crescimento populacional.

Uma pesquisa, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), estima que até 2060, o número de idosos irá quadruplicar no Brasil. De acordo com o Censo de 2010, acredita-se que serão mais de 58,4 milhões.

A partir dos dados apurados neste estudo, porém, podemos constatar que enquanto a expectativa de vida aumenta o número de filhos por mulheres, cai. Hoje, a taxa já é considerada abaixo do que se julga necessário, sendo 2,1 filhos por mulheres e até 2030, é possível que a estimativa seja de 1,5.

Sendo assim, a pesquisa conclui que a queda no número médio de filhos terá um impacto negativo no que diz respeito ao crescimento populacional. Os cálculos do IBGE indicam que, até 2042, ainda teremos um aumento da população e, depois desse período, teremos muito mais óbitos do que nascimentos.

Receba nossas novidades, assine nossa newsletter!

Especial Mulher

Slider