Autoconhecimento: o caminho para realização pessoal e profissional

autoconhecimento

Autoconhecimento: o caminho para realização pessoal e profissional

Autoconhecimento: o caminho para realização pessoal e profissional:

Já parou para pensar que o autoconhecimento pode ser o caminho para a sua realização pessoal e profissional? Quando fazemos escolhas de forma consciente, respeitamos os nossos valores e conseguimos identificar o que, realmente, consideramos importante em nossa vida.

Convido você, a refletir sobre alguns pontos:

Como você trata a si mesmo?

Será que você consegue reconhecer as suas habilidades?
Como você lida com as dificuldades e fatores que podem ser melhorados?
Está satisfeito(a) com a forma que você se relaciona com as pessoas?
E como está a sua carreira?

Muitas vezes, não temos o hábito de estabelecer um bom diálogo interno. Essa é aquela voz que conversa conosco, o tempo todo, em nossa mente. E quando isso ocorre, acabamos nos desrespeitando e, até, nos distanciando de nós mesmos.

Na verdade, desde a infância, na maioria das vezes, não somos incentivados a entrar em contato com as emoções e sensações. Somos motivados a identificar as expectativas externas, ao invés de nos olharmos. A todo momento, ocorrem comparações e um estímulo à seguir o que parece ser ideal para todos. Sendo, que somos seres únicos, com percepções, necessidades e talentos diferentes.

O problema é que nos acostumamos a agir dessa forma e, consequentemente, permitirmos que, em nossas relações, nos tratem da mesma maneira. Como resultado, repetimos esses comportaremos e permanecemos em relacionamentos e situações, as quais nos remetem às sensações que já estamos habituados.

Fazemos escolhas, muitas vezes, inconscientemente, que acabam comprovando que essa é a melhor, e talvez, a única resposta que a vida pode nos oferecer.
Essas mudanças de padrões de pensamentos e a reconstrução da autoimagem, que é forma como nos vemos e como acreditamos que as pessoas nos percebem, dependem somente de nós.

A todo momento, temos a oportunidade de nos desenvolvermos e, por isso, podemos escolher novos caminhos. Aqueles que estejam de acordo conosco e respeitem o que consideramos essencial.

Através do autoconhecimento é possível realizar esse encontro consigo mesmo. E, assim, identificar, de forma mais clara, o que, realmente, nos torna mais satisfeitos e felizes!
Passamos, então, a tomar decisões de mãos dadas com a autorespondabilidade. Possibilitando, portanto, a conscientização de que somos responsáveis por nossa própria trajetória e, consequentemente, pelos resultados obtidos.

Quando estamos equilibrados e conseguimos nos respeitar, repetimos esse mesmo comportamento com as pessoas e, dessa forma, influenciamos àqueles que convivem conosco. Nesse momento, podemos afirmar, que estamos nos tornando, cada vez mais, como o ​Mahatma Gandhi diz, ​a mudança que tanto queremos ver no mundo. Imagina só, se cada um, contribuísse, fazendo a sua parte.

Por: Kelly Pinheiro

Coach e analista comportamental. Especialista em desenvolvimento pessoal e profissional.

Acesse o site: ​www.kellypinheiro.com ou entre em contato: Celular/Whatsapp (11) 96414-8787

COMUNIDADE DE COLUNISTAS

Para saber mais sobre o colunista da matéria, clique aqui.

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Veja os últimos posts