Início Blog | Todas as Publicações Banha de porco é MUITO melhor do que óleo de girassol ou...

Banha de porco é MUITO melhor do que óleo de girassol ou canola

879

Antigamente, no tempo das nossas avós, era muito comum o uso da banha de porco no preparo dos alimentos de uma maneira geral. Alguns insumos, principalmente pedaços de carne, ficavam guardados em recipientes cheios de banha de porco com esses pedaços submersos nela. Com o tempo vieram os óleos vegetais que conhecemos hoje, como canola, girassol, entre outros. E a banha, ou óleo, de porco acabou recebendo a fama de que aumentava os níveis de colesterol, aumentando assim os ricos de a pessoa sofrer um infarto.

Por que banha de porco é melhor que óleo de canola ou girassol 1

Agora, assim como já aconteceu com tantos outros alimentos que foram demonizados- podemos citar o ovo como sendo um deles- a banha de porco perdeu esse status de vilão para a saúde dos seres humanos. Ela vem sendo inclusive utilizada pela comunidade médica como uma opção saudável para uso na cozinha! E há uma razão bastante simples para isso, explicada pela química, que faz com que ela seja considerada mais saudável que o óleo de canola, hoje em dia.

Por que banha de porco é melhor que óleo de canola ou girassol 2

Assim como o óleo de coco, a manteiga e o azeite, a gordura de porco é rica em graxos monoinsaturados, o que a torna mais estável ao ser submetida ao calor, sendo mais difícil que fique oxidada durante a preparação dos alimentos. Os óleos vegetais refinados, que são poli- insaturados, quando aquecidos, oxidam facilmente e liberam substâncias extremamente tóxicas e inflamatórias, que fazem muito mal a nossa saúde. Talvez esses óleos devessem ser usados somente em pratos que não são aquecidos, como saladas, mas ainda assim temos o azeite.

Os benefícios da banha de porco

Os benefícios da banha de porco

Quanto mais estudiosos se dedicam a aprender sobre o uso da banha de porco no preparo dos alimentos, mais se convencem de que nossas avós estavam certas ao usar esse ingrediente no preparo das refeições. A banha é livre de gorduras trans e açúcares, seu teor de sódio é baixo e ela é riquíssima em vitaminas C, D, cálcio, além de minerais como ferro e fósforo. Há ainda um fator que quem já experimentou um prato feito com gordura de porco sabe bem: ela não muda o sabor da comida.

Os benefícios da banha de porco 1

Médicos afirmam que a gordura de porco tem sua composição equilibrada entre gorduras saturadas, que são 40%, e a gordura monoinsaturada em 45%, além do fato de ela ajudar a prevenir doenças cardiovasculares pois eleva o nível do HDL, que é o chamado colesterol bom, e diminui o LDL, o colesterol ruim. Há também o fator preço, pois a banha de porco é mais barata que os óleos de canola e girassol. Como não muda o sabor da comida, pode ser usada na preparação de pratos salgados ou doces.

Outros óleos citados

Outros óleos citados

O óleo de coco é muito rico em gordura saturada, cerca de 87% dele, e por isso perfeito para o preparo de alimentos de maneira segura, sem a liberação de toxinas. Ele também vai atuar na melhora dos níveis de colesterol, aumentando os níveis do HDL, colesterol bom, no seu sangue. Existem várias outras aplicações possíveis para o óleo de coco, podendo ser usado na hidratação da pele, cabelos, na higiene bucal entre muitas outras coisas. Com a sua popularização, os preços praticados hoje estão mais acessíveis e há facilidade para encontrar o produtos nos supermercados brasileiros.

Outros óleos citados 1

O azeite de oliva extra virgem é um óleo muito rico em nutrientes, gorduras monoinsaturadas e também as vitaminas E e K. Há também os ômegas 6 e 3 na sua composição. Assim como os dois anteriores, o azeite regula o colesterol, aumentando os níveis de colesterol bom e reduzindo os de colesterol ruim. O azeite é um óleo usado há séculos por povos como gregos e egípcios, havendo citações sobre ele na Bíblia. O azeite extra virgem tem inúmeros benefícios além dos conhecidos quando usado na alimentação.

Outros óleos citados 2

E você, qual é o óleo que costuma utilizar na preparação das refeições na sua casa? Já experimentou alguma vez trocar os óleos vegetais refinados como girassol e canola por algum desses que citamos em nosso artigo? Acha que seria viável fazer essa troca? Deixe sua opinião nos comentários, compartilhe conosco suas experiências, gostamos da interação como nossos leitores!