Brasil ocupa 2º lugar em consumo com festas de fim de ano

1752

Pesquisa realizada com mais de 23 mil pessoas de 19 países mostra, ainda, que a maioria pretende usar serviços de banco móvel e tirar empréstimos nesta época

Ceias, amigo secreto, momentos especiais: as festas de fim de ano são oportunidades para ficar perto de familiares e amigos queridos e demonstrar carinho por meio de abraços, beijos e presentes. Para os brasileiros, a parte de dar mimos para as pessoas próximas é bastante importante: 38% da renda do mês de dezembro é reservada para a compra deles, colocando o país no segundo lugar do pódio de consumo de Natal deste ano (atrás do México, onde a fatia direcionada para isso chega a 48%).

Estes são alguns dos dados do Barômetro Internacional de Natal 2018 da Ferratum, realizado com mais de 23 mil pessoas em 19 países. Ele revelou também que os povos nórdicos tendem a ser mais comedidos nestes gastos: dinamarqueses, finlandeses, alemães e holandeses ocupam os últimos lugares do ranking, com 13%, 11% e 10% da renda, respectivamente, destinadas à compra de presentes.

Os presentes mais populares de 2018 serão roupas (16%), brinquedos e jogos (10%), doces (9%) e atividades de férias pessoais e familiares (8%). Muitos britânicos e alemães (37% dos que responderam a pesquisa em cada país) vão fazer as compras online, enquanto letões e croatas ainda preferem a boa e velha loja física – só 14% e 15%, respectivamente, usarão e-commerces para adquirir os produtos.

Receber presentes não é prioridade (apenas 4% declararam ser este o maior incentivo para a comemoração do Natal), mas comprá-los é um ato de consciência para os entrevistados. Em uma época em que boa parte do mundo passa por ou se recupera de crises financeiras, 43% pretendem gastar o mesmo que em 2017 com mimos e 36% têm o firme propósito de desembolsar menos dinheiro para presentear – restando, assim, apenas 21% que desejem gastar mais neste ano.

Empréstimos possibilitarão as compras do fim do ano

Embora uma maioria (52%) tenha se preparado em todos os países e vá comprar os presentes com dinheiro guardado ao longo do ano, todas as outras pessoas já se programaram para financiar estes gastos de alguma maneira: 23% com empréstimos da Ferratum (que conduziu a pesquisa), 13% no cartão de crédito, 7% com empréstimos pessoais e 5% via empréstimos com outras instituições. O pagamento dessa conta, em geral, será parcelado em no máximo 6 meses (para 26% dos entrevistados); apenas 16% pretendem estender o prazo para além de meio ano.

Sobre o Barômetro Internacional de Natal 2018 da Ferratum

Duas vezes por ano – no fim do primeiro semestre e pouco antes do Natal –, a Ferratum Group conduz pesquisas sobre os hábitos de consumo de seus usuários. A intenção é entender como esse público se comporta financeiramente durante férias, feriados e festas e também comparar os padrões dos países em que está presente.

As pesquisas começaram em 2014, e nesta nona edição os países participantes foram Brasil, Alemanha, Austrália, Bulgária, Canadá, Croácia, Dinamarca, Espanha, Estônia, Finlândia, Holanda, Letônia, México, Noruega, Polônia, Reino Unido, República Tcheca, Romênia e Suécia. Foi a terceira vez que o Brasil entrou no grupo analisado.

Os clientes ativos da Ferratum nestes países responderam um questionário online padronizado, com rendimentos declarados em moeda local. Os entrevistados tinham idade entre 18 e 61 anos, sendo 57% mulheres e 43% homens, todos respondendo de forma anônima.

Sobre a Ferratum

Fundada em 2005 na Finlândia, a Ferratum oferece empréstimos online no Brasil e mais 24 países através de uma plataforma 100% online/digital e inovadora. O crédito varia entre R$200 e R$3000 e pode ser solicitado de forma rápida, segura e sem nenhuma burocracia. Basta escolher o valor do empréstimo, o número de parcelas para realizar o pagamento, fazer o preenchimento do cadastro, assinar o contrato e aguardar a análise dos dados que validará as informações.

Antes de fechar o empréstimo, o site permite fazer uma simulação e saber antecipadamente qual será o valor que deverá ser pago em cada parcela. Caso o cadastro seja aprovado, o dinheiro entra na conta em até 24 horas sem cobrança de taxa ou tarifa de emissão de empréstimo.

Para mais informações, acesse: http://www.ferratum.com.br