Brasil entra em campanha mundial contra desperdício de alimentos

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Mais de 1 bilhão de toneladas de comida se perdem ou são desperdiçadas por ano no mundo

No Brasil, cada família joga fora em média 353 gramas de comida por dia, ou 128,8 quilos por ano, segundo dados do projeto Diálogos Setoriais União Europeia – Brasil. Os campeões do desperdício? A dupla arroz e feijão, base da alimentação brasileira, que representa 38% do total de alimentos jogados fora.

Segundo dados da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura – FAO, por ano são desperdiçados 1,3 bilhão de toneladas de comida no mundo. Isso representa cerca de 1/3 de toda a comida produzida para o consumo humano.

Para reduzir esses números, a campanha mundial Stop Food Waste Day escolheu o mês de abril para conscientizar e engajar consumidores e a sociedade em geral. O movimento terá seu ‘dia D’ em 24 de abril.

Uma das frentes da campanha é a ação “Seja 10 contra o desperdício”: durante 10 dias as pessoas serão estimuladas a entregar seus pratos limpos após as refeições nos restaurantes da GRSA|Compass, empresa responsável pela ação brasileira, que serve mais de um milhão de refeições por dia em todo o país.

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A redução na quantidade de alimentos descartada será contabilizada por ferramentas internas, e a meta é reduzir o desperdício em 10% no período. Além disso, a campanha vai reunir doações de alimentos para as ONGs Banco de Alimentos e Amor Horizontal. No ano passado, foram doadas 18 toneladas de alimentos, que ajudaram a complementar a alimentação de 3 mil crianças.

dados desperdício

A meta global é reduzir o desperdício de alimentos em 50% até 2030 nas operações do Grupo Compass, maior empresa de serviços de alimentação e suporte do mundo, presente em mais de 30 países.

“A proposta é conscientizar a sociedade e disseminar ações e hábitos que podem gerar resultados concretos de redução no dia a dia”, afirma o presidente da GRSA|Compass, Paulo José Soares.

Entre os embaixadores da campanha no país estão Renato Caleffi, chef do restaurante Le Manjue, e as nutricionistas Carina Muller, Alessandra Luglio e Cynthia Antonaccio. “Queremos estimular a mudança de hábitos que podem fazer grande diferença. Aproveitar melhor os alimentos, ter uma horta em casa e planejar melhor as refeições e compras são atitudes simples do dia a dia que podem gerar um impacto muito positivo”, explica Mara Cristina Maran Baggio, nutricionista e gerente de Segurança e Qualidade da GRSA | Compass.

A campanha está em seu terceiro ano em âmbito global e o segundo no Brasil. Em 2018, mais de 30 países, como Estados Unidos, Inglaterra, Canadá, França, Alemanha, Espanha, Turquia, Japão e Austrália, promoveram ações com o objetivo de educar e potencializar a mudança em relação ao desperdício que impacta o mundo.

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