Brasil tem maior número de instalações de jogos de celular

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AppsFlyer monitorou 2,1 bilhões de instalações não orgânicas de 5.500 aplicativos de jogos em 2018

Dentre os milhões de aplicativos disponíveis nas lojas em todo o mundo, os jogos explodiram em compartilhamento e no volume de instalações em 2018. A arena está cada vez mais competitiva. Por isso, a AppsFlyer, plataforma global que monitora e mede campanhas de publicidade móvel em tempo real, apresenta um estudo com base no monitoramento de 2,1 bilhões de instalações não orgânicas – ou seja, advindas de mídias pagas – de 5.500 aplicativos de jogos em todo o mundo: “O estado do marketing de apps de games”

Jogos de estratégia (aventura, simulação, ação, RPG e corrida), que são os mais complexos e são do gênero mais avançado, representa o maior grupo de games em downloads. A categoria é responsável por 60% do share de downloads. Apesar de serem jogos mais pesados, essa abrangência é possível graças à melhora da qualidade dos smartphones, cada vez mais robustos e preços acessíveis.No Brasil, no entanto, a taxa de retenção de jogos de estratégia é baixa.

O Brasil é o país que mais instalou jogos do estilo “super casual”, ou seja, aqueles que são só pegar e jogar, fáceis de aprender, por meio de campanhas pagas (instalações não-orgânicas). Esse tipo de jogo, porém, ainda representa somente 5% das instalações de games. Mesmo assim, são os que mais atraem receita por meio de anúncios dentro de seus aplicativos. “Jogos super casuais têm ao menos 70% das receitas geradas por anúncios”, diz Daniel Junowicz, diretor da AppsFlyer para América Latina.

Isso ajuda a compensar a baixa taxa de conversão de compras dentro do jogo. O Brasil representa somente 1% de conversão. Ou seja, não gastam dinheiro nos apps. Portanto, a receita advinda de anúncios é bem-vinda e o desafio continua.

Usuários brasileiros são os que menos instalam jogos de cassino e também representam a menor taxa de retenção desse gênero. Ou seja, o desafio dos games não é só conquistar jogadores, e sim, mantê-los e engajá-los jogando e consumindo no app.

Enquanto anunciantes, os aplicativos de jogos gastam mais no iOS do que Android. O custo por instalação no Brasil é de US$0,15 centavos em Android e de US$0,35 para iOS. Nos EUA a diferença de custo também é grande, a diferença é de 47% (US$1,57 por instalação em Android e US$2,31 por instalação no iOS).

Sobre a AppsFLyer

A tecnologia da AppsFlyer é encontrada em 98% dos smartphones do mundo todo, tornando-a a líder global e principal plataforma de atribuição de publicidade móvel e analíticos de marketing. A plataforma da AppsFlyer processa bilhões de ações no móbile todos os dias, dando aos profissionais do marketing de aplicativos e desenvolvedores o poder de maximizar o retorno de seus investimentos. Com as ferramentas NativeTrackTM Attribution, Marketing Analytics Data, OneLink’s Deep linking e a Active Fraud Suite com DeviceRank, a AppsFlyer é o melhor recurso para os aplicativos de maior sucesso do mundo. Parceira do Facebook, Google, Twitter, Pinterest, Tencent, HBO, Playtika, Waze, Alibaba, Kayak, Activision e mais 10 mil arcas líderes, a AppsFlyer tem 12 escritórios globais para apoiar todos os apps ao redor do mundo. www.appsflyer.com

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