Brasil tem maior número de instalações de jogos de celular

AppsFlyer monitorou 2,1 bilhões de instalações não orgânicas de 5.500 aplicativos de jogos em 2018

Dentre os milhões de aplicativos disponíveis nas lojas em todo o mundo, os jogos explodiram em compartilhamento e no volume de instalações em 2018. A arena está cada vez mais competitiva. Por isso, a AppsFlyer, plataforma global que monitora e mede campanhas de publicidade móvel em tempo real, apresenta um estudo com base no monitoramento de 2,1 bilhões de instalações não orgânicas – ou seja, advindas de mídias pagas – de 5.500 aplicativos de jogos em todo o mundo: “O estado do marketing de apps de games”

Jogos de estratégia (aventura, simulação, ação, RPG e corrida), que são os mais complexos e são do gênero mais avançado, representa o maior grupo de games em downloads. A categoria é responsável por 60% do share de downloads. Apesar de serem jogos mais pesados, essa abrangência é possível graças à melhora da qualidade dos smartphones, cada vez mais robustos e preços acessíveis.No Brasil, no entanto, a taxa de retenção de jogos de estratégia é baixa.

O Brasil é o país que mais instalou jogos do estilo “super casual”, ou seja, aqueles que são só pegar e jogar, fáceis de aprender, por meio de campanhas pagas (instalações não-orgânicas). Esse tipo de jogo, porém, ainda representa somente 5% das instalações de games. Mesmo assim, são os que mais atraem receita por meio de anúncios dentro de seus aplicativos. “Jogos super casuais têm ao menos 70% das receitas geradas por anúncios”, diz Daniel Junowicz, diretor da AppsFlyer para América Latina.

Isso ajuda a compensar a baixa taxa de conversão de compras dentro do jogo. O Brasil representa somente 1% de conversão. Ou seja, não gastam dinheiro nos apps. Portanto, a receita advinda de anúncios é bem-vinda e o desafio continua.

Usuários brasileiros são os que menos instalam jogos de cassino e também representam a menor taxa de retenção desse gênero. Ou seja, o desafio dos games não é só conquistar jogadores, e sim, mantê-los e engajá-los jogando e consumindo no app.

Enquanto anunciantes, os aplicativos de jogos gastam mais no iOS do que Android. O custo por instalação no Brasil é de US$0,15 centavos em Android e de US$0,35 para iOS. Nos EUA a diferença de custo também é grande, a diferença é de 47% (US$1,57 por instalação em Android e US$2,31 por instalação no iOS).

Sobre a AppsFLyer

A tecnologia da AppsFlyer é encontrada em 98% dos smartphones do mundo todo, tornando-a a líder global e principal plataforma de atribuição de publicidade móvel e analíticos de marketing. A plataforma da AppsFlyer processa bilhões de ações no móbile todos os dias, dando aos profissionais do marketing de aplicativos e desenvolvedores o poder de maximizar o retorno de seus investimentos. Com as ferramentas NativeTrackTM Attribution, Marketing Analytics Data, OneLink’s Deep linking e a Active Fraud Suite com DeviceRank, a AppsFlyer é o melhor recurso para os aplicativos de maior sucesso do mundo. Parceira do Facebook, Google, Twitter, Pinterest, Tencent, HBO, Playtika, Waze, Alibaba, Kayak, Activision e mais 10 mil arcas líderes, a AppsFlyer tem 12 escritórios globais para apoiar todos os apps ao redor do mundo. www.appsflyer.com

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