Brasileiros querem saber as mensagens dos sonhos

sonhos

Brasileiros querem saber as mensagens dos sonhos

Estudo inédito realizado pela SEMrush aponta que os brasileiros pesquisaram 1,4 milhão de vezes o significados de sonhar com cobra; psicóloga de FalaFreud comenta

Você já anotou ou procurou conhecer o significado dos seus sonhos? Um levantamento realizado pela SEMrush, líder global em marketing digital, apurou o interesse dos brasileiros em recorrerem à internet – mecanismos como Google e Bing – para compreenderem os significados dos elementos que constituem os seus sonhos.

De janeiro de 2018 a julho de 2019, 1,4 milhão de pesquisas foram feitas para descobrir qual é o significado de sonhar com “cobra”. Diversos animais apareceram no estudo, como no caso de de sonhar com “rato”. Somente para entender o que significa ter sonhos com o roedor, foram 335 mil pesquisas realizadas no mesmo período. O “sapo” também foi alvo das pesquisas, com 292 mil buscas. Um pouco atrás, o termo “o que significa sonhar com peixe” foi buscado 236 mil vezes desde janeiro do ano passado. Já o significado de sonhar com “aranhas” foi digitado pelo menos 235 mil vezes para compreenderem o que representa. Os brasileiros também se interessam em saber o que sonhos com “cachorros” significam e foram apurados 221 mil pesquisas. Sonhar com “escorpião” foi interesse de 171 mil brasileiros e em último da lista dos animais, os “gatos” aparecem com 163 mil pesquisas.

No âmbito que foge dos animais citados acima, os brasileiros também quiseram saber “o que significa sonhar com piolho598 mil vezes, desde janeiro de 2018. Outro elemento interessante que desperta interesse das pessoas é saber o significado de sonhar com “dinheiro”, resultando 426 mil pesquisas. Já “o que significa sonhar com dente” foi alvo de 311 mil pesquisas. Mais uma curiosidade pesquisada 168 mil vezes foi “o que significa sonhar que está grávida”.

Além de os brasileiros serem tradicionalmente supersticiosos e buscarem interpretações de situações cotidianas, os sonhos também são envoltos de muitos mitos relacionados. Ao contrário do que a maioria pensa, os sonhos são difíceis de interpretar pois dizem sobre coisas que ainda não sabemos ou achamos não ser sabidos.

Para a especialista Sabrina Ferrer, psicóloga-chefe do FalaFreud, primeiro aplicativo de terapia online do Brasil, “os campos da ciência, religião e psicologia atribuem concepções diferentes aos sonhos. Eles são processos psíquicos criados através da vivência do mundo interior e exterior de cada ser humano.” Segundo ela, os sonhos existem para regular e equilibrar as nossas vidas, sendo uma forma de comunicação com o inconsciente pessoal e coletivo. Dessa forma, o próprio pai da psicanálise, Sigmund Freud, afirma que os sonhos noturnos são gerados na busca pela realização de um desejo reprimido. Para enriquecimento do processo de descoberta do significado dos sonhos, Ferrer aponta “uma dica para as pessoas tentarem analisar seus sonhos é anotá-los logo após acordar. Com o ato de anotar, facilitamos e agilizamos o processo de lembrança.” Vale lembrar o mais importante: psicólogo e sonhador, podem, juntos, explorar os conteúdos e alcançar interpretações enriquecedoras, que podem contribuir para esclarecer os mais diversos aspectos da vida do indivíduo.

Sobre o FalaFreud

Fundada em 2016 por Yonathan Faber e Renan Pupin, o FalaFreud é uma plataforma de psicoterapia online que conta com versão para celulares e desktop. A startup já recebeu mais de 6 milhões de reais em investimento e já atendeu mais de 1 milhão de brasileiros.

Por NR-7 Comunicação

COMUNIDADE DE COLUNISTAS

Para saber mais sobre o colunista da matéria, clique aqui.

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Veja os últimos posts